O presente trabalho tem por objetivo trazer à tona a reflexão sobre as experiências vivenciadas por ocasião do projeto de extensão “Estimulando o conhecimento lógico e criativo da Matemática olímpica”. O mesmo tinha por finalidade estender o conhecimento da Matemática Olímpica aos discentes do 8º e 9º do Ensino Fundamental de escolas públicas de Cajazeiras-PB, que por sua vez são potenciais futuros discentes do IFPB nos cursos integrados ao ensino médio, e gerar mais uma forma de avaliação regional para a Matemática Olímpica abrangendo todas as cidades circunvizinhas. Trabalho este que visava, não somente ministrar os conteúdos da referida disciplina, como também levar informações a respeito de programas de Iniciação Científica promovidos pela olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), além de incentivar jovens interessados a atuar futuramente nas mais diversas áreas da Matemática. Foram ofertadas abordando assuntos da Matemática Olímpica, através de palestras, minicursos, aulas nos laboratórios de matemática e informática e uma competição de matemática olímpica que abrange todas as cidades da região de cajazeiras, a Olimpíada Cajazeirense de Matemática (OCZM).