Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM: DESAPARECE UM COM O SURGIMENTO DO OUTRO?

Palavra-chaves: PCN, BNCC, CURRÍCULO, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O debate acerca de um currículo único para a educação brasileira já existe há mais de vinte anos e tem seu início com a promulgação da Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n. 9394/96, que continha no seu teor uma das maiores inovações nos mais de quinhentos anos de história educacional Brasileira, que foi o surgimento dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Recentemente reacendeu-se o debate acerca da instalação de um currículo único, obrigatório, no nosso sistema de educação com o advento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que possuía previsão legal em nosso texto constitucional de 1988, na própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 e no Plano Nacional de Educação, que teve um amplo debate de cunho nacional acerca do que deveria constar nesse documento legal que servirá como normatizador curricular para todas as instituições de educação básica no Brasil, seja pública ou particular. O objetivo deste trabalho é fazer um parâmetro acerca do texto geral dos dois documentos e verificar se os PCN’S passam a ser passado e deixam de existir como orientador curricular da educação básica e se a BNCC os incorporou, dando a estes uma nova roupagem, ou se essa nova base curricular apenas mudou o seu nome de PCN’S para BNCC, com a inserção de um texto mais moderno com palavras sinônimas constantes no documento anterior (PCN).

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