Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA PROPOSTA PARA INTEGRAR O ENSINO DA FÍSICA COM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO.

Palavra-chaves: INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO DE FÍSICA, ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, DESCRITORES DE COMPETÊNCIAS Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Os PCNEM propõem a articulação dos conteúdos curriculares abordados nas diversas disciplinas. Portanto, a integração entre a Física e a Educação Física através da construção de práticas de ensino envolvendo essas duas disciplinas pode contribuir para um maior interesse dos estudantes tanto na aprendizagem da Física como também no melhor desempenho nas atividades físicas e desportivas. Para realizar a conexão dos saberes entre as duas áreas é necessário unificar as competências e habilidades necessárias tanto para realização de práticas de exercícios e desportivas quanto para compreensão das ideias básicas da Física. Neste trabalho temos o objetivo: (1) investigar se o ensino da Física está presente nos cursos de graduação em Educação Física nas universidades brasileiras; (2) propor descritores de competências que permita ao professor do ensino médio unificar o ensino de Física e Educação Física. Para investigarmos a presença da Física nos cursos de Licenciatura em Educação Física nas Universidades Brasileiras foram analisadas as grades curriculares de vinte e cinco cursos de graduação. Para propor descritores de competências para o ensino integrado das disciplinas de Física e Educação Física nos baseamos nos PCNEM. Os resultados obtidos revelaram que a disciplina de Física não está presente nos componentes curriculares dos cursos de Educação Física e mesmo a Biofísica, que é uma disciplina correlata que aborda temas da Física, só foi identificada na graduação da UFRPE. Descritores de competências para unificação do ensino da Física e Educação Física foram propostos, porém ainda não foram aplicados numa situação concreta de aprendizagem.

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