Uma das dificuldades encontradas no ambiente escolar atualmente é a falta de interesse dos
educandos por um determinado conteúdo já que a disponibilidade de informação existente na era
tecnológica é imensa. Visando suprir essas dificuldades pedagógicas este trabalho fez uso de técnicas
clássicas de animação para chamar atenção dos alunos do ensino fundamental para o ensino de
ciências, mostrando a diversidade de recursos didáticos existentes e como lançar mão de um olhar
mais aguçado para a educação formal. Os alunos do 6º ano tiveram através do conjunto de atividades
elaboradas pelo estagiário do curso de ciências biológicas a oportunidade de trabalhar o uso das
sessões de vídeo de desenho animado direcionadas de modo a extrair os saberes científicos-escolares
de fontes presentes no dia a dia extraescolar do discente. Além disso, os alunos participaram de
oficinas pedagógicas aprendendo o funcionamento de técnicas de animação como o stop-motion e
dobradinha fazendo sempre a analogia da ideia de vida provocada pela animação usando o movimento
como unidade básica vital de todo ser vivo. Ao fim das vivências os alunos responderam um
questionário relatando sua experiência com o uso dos diversos recursos onde foram apontados o uso
de vídeo e cartolina como os recursos mais utilizados em aula pelos seus professores e quanto as aulas
ministradas durante o estágio supervisionado os alunos indicaram como mais proveitosas as aulas
onde foram exibidos desenhos animados, as oficinas de brinquedos de animação e aulas com recursos
naturais como amostras de solo e animais detritívoros como os anelídeos.