Ainda não se sabe ao certo o que é uma emoção, todavia, ao passar dos anos, diversos psicólogos, biólogos, fisiológicos e filósofos tentaram responder essa indagação. Entretanto, após o surgimento de diversas teorias, sabe-se de que a emoção está fortemente ligada ao encéfalo, mais precisamente, ao Sistema Nervoso Central (SNC). Portanto, foi feito um resgate com relação a teorias que embasam os primeiros estudos sobre a neurobiologia das emoções e como elas ocorrem no SNC. Por conseguinte, busca-se um conhecimento que sirva de alicerce para expor a relevância das emoções do processo de aquisição da aprendizagem. Para isso, utilizou-se do método da revisão bibliográfica, o qual as buscas foram realizadas em livros de neurociência e artigos publicados em periódicos como SciELO e Scopus; esses artigos foram selecionados de acordo com a data de publicação, sendo os principais de 2010 até 2017. Sendo assim, conhecendo como a aprendizagem acontece através das vertentes biológicas e sociais, é possível compreender sua relação às emoções, uma vez que, podem servir de base para uma aprendizagem prazerosa, e ainda, com as relações contextuais que são estabelecidas durante o processo de aprendizagem, para que então, o aprendente seja capaz de utilizar de suas emoções como forma de expressão e comunicação durante a construção do saber.