A RELEVÂNCIA DOS ESTUDOS DA NEUROBIOLOGIA DAS EMOÇÕES PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46136 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2749 "inscrito_id" => 9865 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DOS ESTUDOS DA NEUROBIOLOGIA DAS EMOÇÕES PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Ainda não se sabe ao certo o que é uma emoção, todavia, ao passar dos anos, diversos psicólogos, biólogos, fisiológicos e filósofos tentaram responder essa indagação. Entretanto, após o surgimento de diversas teorias, sabe-se de que a emoção está fortemente ligada ao encéfalo, mais precisamente, ao Sistema Nervoso Central (SNC). Portanto, foi feito um resgate com relação a teorias que embasam os primeiros estudos sobre a neurobiologia das emoções e como elas ocorrem no SNC. Por conseguinte, busca-se um conhecimento que sirva de alicerce para expor a relevância das emoções do processo de aquisição da aprendizagem. Para isso, utilizou-se do método da revisão bibliográfica, o qual as buscas foram realizadas em livros de neurociência e artigos publicados em periódicos como SciELO e Scopus; esses artigos foram selecionados de acordo com a data de publicação, sendo os principais de 2010 até 2017. Sendo assim, conhecendo como a aprendizagem acontece através das vertentes biológicas e sociais, é possível compreender sua relação às emoções, uma vez que, podem servir de base para uma aprendizagem prazerosa, e ainda, com as relações contextuais que são estabelecidas durante o processo de aprendizagem, para que então, o aprendente seja capaz de utilizar de suas emoções como forma de expressão e comunicação durante a construção do saber." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18. Educação Emocional" "palavra_chave" => "NEUROBIOLOGIA DAS EMOÇOES, TEORIAS, SISTEMA NERVOSO CENTRAL, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA18_ID9865_10092018164436.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ SILVA BALBINO" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ BALBINO" "autor_email" => "beatrizbalbino@outlook.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46136 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2749 "inscrito_id" => 9865 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DOS ESTUDOS DA NEUROBIOLOGIA DAS EMOÇÕES PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Ainda não se sabe ao certo o que é uma emoção, todavia, ao passar dos anos, diversos psicólogos, biólogos, fisiológicos e filósofos tentaram responder essa indagação. Entretanto, após o surgimento de diversas teorias, sabe-se de que a emoção está fortemente ligada ao encéfalo, mais precisamente, ao Sistema Nervoso Central (SNC). Portanto, foi feito um resgate com relação a teorias que embasam os primeiros estudos sobre a neurobiologia das emoções e como elas ocorrem no SNC. Por conseguinte, busca-se um conhecimento que sirva de alicerce para expor a relevância das emoções do processo de aquisição da aprendizagem. Para isso, utilizou-se do método da revisão bibliográfica, o qual as buscas foram realizadas em livros de neurociência e artigos publicados em periódicos como SciELO e Scopus; esses artigos foram selecionados de acordo com a data de publicação, sendo os principais de 2010 até 2017. Sendo assim, conhecendo como a aprendizagem acontece através das vertentes biológicas e sociais, é possível compreender sua relação às emoções, uma vez que, podem servir de base para uma aprendizagem prazerosa, e ainda, com as relações contextuais que são estabelecidas durante o processo de aprendizagem, para que então, o aprendente seja capaz de utilizar de suas emoções como forma de expressão e comunicação durante a construção do saber." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18. Educação Emocional" "palavra_chave" => "NEUROBIOLOGIA DAS EMOÇOES, TEORIAS, SISTEMA NERVOSO CENTRAL, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA18_ID9865_10092018164436.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ SILVA BALBINO" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ BALBINO" "autor_email" => "beatrizbalbino@outlook.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }