A utilização de experimentos no ensino da Química é de grande importância para o processo de ensino e aprendizagem, pois além de ser motivador, também auxilia na demonstração de conteúdos, os estudantes se tornam mais ativos no processo e há uma aproximação entre professor e estudante. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma atividade experimental para o conteúdo de “Reações Químicas”, baseado no Ciclo da Experiência Kellyana – CEK e os sujeitos da pesquisa foram estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, da EREM Amélia Coelho, localizada no interior de Pernambuco, na cidade de Vitória de Santo Antão. Para isso a metodologia como um Ciclo da Experiência Kellyana (CEK), vinculado à Teoria dos Construtos Pessoais de George Kelly (1955). Com os resultados obtidos, pudemos concluir que a utilização do CEK foi de grande importância para conhecermos a visão dos estudantes sobre o conteúdo de Reações Químicas e os estudantes tiveram a chance de serem ativos no processo de ensino e aprendizagem e também foi possível perceber a relevância da experimentação, pois os estudantes relataram que com a experimentação, conseguiram compreender o conteúdo e relacionar com o seu cotidiano.