O lúdico vem ganhando cada vez mais importância no cenário educativo, devido sua eficácia nos resultados finais nos processos de ensino-aprendizagem. Conteúdos envolvendo o metabolismo energético, quando bem elucidados, podem fazer um papel extensionista através da disseminação de informações educativas nas comunidades ao redor das escolas, prevenindo o desenvolvimento de fisiopatologias como: diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares. O objetivo deste trabalho foi implementar uma didática prática complementar para melhoria da aquisição de conhecimentos sobre fisiopatologias relacionadas ao metabolismo energético. A pesquisa foi realizada com uma turma do 1º ano do Ensino Médio da Escola Aluísio Germano na cidade de Carpina – PE. Inicialmente, foi ministrada uma aula tradicional, e depois aplicado um questionário de sondagem, em seguida foi realizada a prática utilizando dos jogos lúdicos, e por fim, aplicado mais uma vez o questionário de sondagem. A análise dos resultados indicou que houve um aumento considerável no índice das assertivas no segundo questionário em comparação ao primeiro, com ênfase nas questões 2, 3 e 7, com 36%, 48%, 40%, respectivamente, e na questão 5, que tratava de uma patologia relacionada ao déficit de insulina, houve aumento de 24%. Durante a prática lúdica, os discentes demonstraram maior interesse no tema, havendo uma interação de 100%. Estes resultados corroboram com outros autores, e reforçam o fato, que a utilização de recursos lúdicos associados às práticas tradicionais, proporcionam uma evolução aluno/professor em relação aos conteúdos abordados, além de um perceptível amadurecimento dos discentes, que atuam como coadjuvantes no seu processo de formação.