Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRESENÇA DA TECNOLOGIA INFORMÁTICA NO COTIDIANO DO ALUNO DO IFBA, CAMPUS JUAZEIRO/BA: ASPECTOS RELEVANTES

Palavra-chaves: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DA BAHIA., USO DO COMPUTADOR, ALUNOS DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) GT 19. Tecnologias e Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46100
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 521
    "inscrito_id" => 7043
    "titulo" => "A PRESENÇA DA TECNOLOGIA INFORMÁTICA NO COTIDIANO DO ALUNO DO IFBA, CAMPUS JUAZEIRO/BA: ASPECTOS RELEVANTES"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem por finalidade analisar as contribuições do uso das ferramentas da Tecnologia Informática na aprendizagem dos componentes curriculares dos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, IFBA, campus Juazeiro/BA que estudam nos cursos técnicos em Segurança do trabalho e Administração. A questão norteadora do estudo é: Como a presença da Tecnologia Informática contribui com a aprendizagem dos conteúdos do componente curriculares dos alunos do IFBA, campus Juazeiro? Para tal, os sujeitos são alunos dos 2º e 3º anos 2018. A pesquisa se classifica como aplicada, pois pretende-se mobilizar novos conhecimentos ou processos de aprendizagem para solucionar problemas. A abordagem é de cunho qualitativo, pois permite ao pesquisador utilizar a subjetividade na análise do fenômeno. Quanto aos objetivos é de caráter descritivo. Também, quanto a coleta de dados tem uma abordagem qualitativa por permitir o uso da subjetividade do pesquisador por meio de parâmetros definidos para o tratamento dos dados. Pode-se apontar como resultado deste estudo a importância que os alunos dão a tecnologia informática devido contribuir para a aprendizagem dos conteúdos; há o reconhecimento da disponibilidade de computadores e da rede wi-fi aberta para acessar a internet pelo smathfone de uso pessoal; mencionase a utilização da internet para realizar pesquisa nas mais diversas áreas do conhecimento; compreende-se que a maioria dos alunos utilizam a ferramenta tecnológica para aprendizagem, no entanto, existe aluno que não utiliza por fator não explicitado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DA BAHIA., USO DO COMPUTADOR, ALUNOS DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID7043_08082018183828.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO BATISTA RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO"
    "autor_email" => "jobval3@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46100
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 521
    "inscrito_id" => 7043
    "titulo" => "A PRESENÇA DA TECNOLOGIA INFORMÁTICA NO COTIDIANO DO ALUNO DO IFBA, CAMPUS JUAZEIRO/BA: ASPECTOS RELEVANTES"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem por finalidade analisar as contribuições do uso das ferramentas da Tecnologia Informática na aprendizagem dos componentes curriculares dos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, IFBA, campus Juazeiro/BA que estudam nos cursos técnicos em Segurança do trabalho e Administração. A questão norteadora do estudo é: Como a presença da Tecnologia Informática contribui com a aprendizagem dos conteúdos do componente curriculares dos alunos do IFBA, campus Juazeiro? Para tal, os sujeitos são alunos dos 2º e 3º anos 2018. A pesquisa se classifica como aplicada, pois pretende-se mobilizar novos conhecimentos ou processos de aprendizagem para solucionar problemas. A abordagem é de cunho qualitativo, pois permite ao pesquisador utilizar a subjetividade na análise do fenômeno. Quanto aos objetivos é de caráter descritivo. Também, quanto a coleta de dados tem uma abordagem qualitativa por permitir o uso da subjetividade do pesquisador por meio de parâmetros definidos para o tratamento dos dados. Pode-se apontar como resultado deste estudo a importância que os alunos dão a tecnologia informática devido contribuir para a aprendizagem dos conteúdos; há o reconhecimento da disponibilidade de computadores e da rede wi-fi aberta para acessar a internet pelo smathfone de uso pessoal; mencionase a utilização da internet para realizar pesquisa nas mais diversas áreas do conhecimento; compreende-se que a maioria dos alunos utilizam a ferramenta tecnológica para aprendizagem, no entanto, existe aluno que não utiliza por fator não explicitado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DA BAHIA., USO DO COMPUTADOR, ALUNOS DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID7043_08082018183828.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO BATISTA RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO"
    "autor_email" => "jobval3@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Esta pesquisa tem por finalidade analisar as contribuições do uso das ferramentas da Tecnologia Informática na aprendizagem dos componentes curriculares dos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, IFBA, campus Juazeiro/BA que estudam nos cursos técnicos em Segurança do trabalho e Administração. A questão norteadora do estudo é: Como a presença da Tecnologia Informática contribui com a aprendizagem dos conteúdos do componente curriculares dos alunos do IFBA, campus Juazeiro? Para tal, os sujeitos são alunos dos 2º e 3º anos 2018. A pesquisa se classifica como aplicada, pois pretende-se mobilizar novos conhecimentos ou processos de aprendizagem para solucionar problemas. A abordagem é de cunho qualitativo, pois permite ao pesquisador utilizar a subjetividade na análise do fenômeno. Quanto aos objetivos é de caráter descritivo. Também, quanto a coleta de dados tem uma abordagem qualitativa por permitir o uso da subjetividade do pesquisador por meio de parâmetros definidos para o tratamento dos dados. Pode-se apontar como resultado deste estudo a importância que os alunos dão a tecnologia informática devido contribuir para a aprendizagem dos conteúdos; há o reconhecimento da disponibilidade de computadores e da rede wi-fi aberta para acessar a internet pelo smathfone de uso pessoal; mencionase a utilização da internet para realizar pesquisa nas mais diversas áreas do conhecimento; compreende-se que a maioria dos alunos utilizam a ferramenta tecnológica para aprendizagem, no entanto, existe aluno que não utiliza por fator não explicitado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.