Esta pesquisa tem por finalidade analisar as contribuições do uso das ferramentas da Tecnologia Informática na aprendizagem dos componentes curriculares dos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, IFBA, campus Juazeiro/BA que estudam nos cursos técnicos em Segurança do trabalho e Administração. A questão norteadora do estudo é: Como a presença da Tecnologia Informática contribui com a aprendizagem dos conteúdos do componente curriculares dos alunos do IFBA, campus Juazeiro? Para tal, os sujeitos são alunos dos 2º e 3º anos 2018. A pesquisa se classifica como aplicada, pois pretende-se mobilizar novos conhecimentos ou processos de aprendizagem para solucionar problemas. A abordagem é de cunho qualitativo, pois permite ao pesquisador utilizar a subjetividade na análise do fenômeno. Quanto aos objetivos é de caráter descritivo. Também, quanto a coleta de dados tem uma abordagem qualitativa por permitir o uso da subjetividade do pesquisador por meio de parâmetros definidos para o tratamento dos dados. Pode-se apontar como resultado deste estudo a importância que os alunos dão a tecnologia informática devido contribuir para a aprendizagem dos conteúdos; há o reconhecimento da disponibilidade de computadores e da rede wi-fi aberta para acessar a internet pelo smathfone de uso pessoal; mencionase a utilização da internet para realizar pesquisa nas mais diversas áreas do conhecimento; compreende-se que a maioria dos alunos utilizam a ferramenta tecnológica para aprendizagem, no entanto, existe aluno que não utiliza por fator não explicitado.