Resumo: O presente estudo tem por objetivo contribuir com o processo de ensino e aprendizagem do surdo, utilizando formas de reestruturação da inclusão uma vez que, a inclusão do surdo no processo educacional precisa ser efetivada, pois claramente se percebe as diferentes formas de exclusão caracterizadas no processo educacional. A precarização da educação inclusiva reflete no pouco desenvolvimento intelectual do surdo, portanto, se faz necessário eliminar as barreiras que impedem a pessoa com surdez de evoluir gradativamente, pois nota-se que muitos deles possuem competências intelectuais respeitáveis e condições de superar esses desafios se forem utilizadas estratégias didático-metodológicas adequadas, no sentido de contribuir para a efetivação de uma aprendizagem promissora. Logo, em relação aos aspectos metodológicos, neste estudo foi realizada uma pesquisa de cunho teórico-bibliográfica, com enfoque qualitativo, tendo como base as contribuições de autores, como: Albres (2010), Bueno (1999), Mantoan (2006), Casarin (2012) entre outros. É evidente que, a precariedade da educação inclusiva reflete em necessidades que precisam ser resolvidas urgentemente, como capacitar os profissionais no ambiente escolar; mais investimento por parte das políticas públicas, dentre outros aspectos; pois nota-se que falta vontade por parte dos diversos atores sociais de realmente incluir, para de fato, disponibilizar conhecimentos eficientes para a formação da pessoa com surdez.