Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS APRESENTADAS POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE O CONTEÚDO DE INSETOS.

Palavra-chaves: CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS, INSETOS, ENSINO DE CIÊNCIAS Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

As concepções alternativas são frutos da aprendizagem individual formada pelas vivencias do individuo, originando-se através de experiências pessoais, sociocultural e familiar. Ao introduzir novos conceitos em sala de aula se faz necessário que o profissional da educação procure reconhecer os conhecimentos prévios apresentados pelos alunos, referente á temática, esses saberes auxiliarão no momento de planejar e organizar metodologias efetivas para tornar a aprendizagem mais significativa. O presente trabalho objetiva identificar concepções alternativas que os alunos do ensino fundamental II apresentam sobre o conteúdo dos insetos, para que sejam desenvolvidas metodologias que possibilitem a conscientização e conservação. O estudo foi realizado na Escola Estadual José Fernandes Machados, no qual participaram 32 alunos das turmas de 8°ano. Como proposta metodológica aplicou-se questionários com a finalidade de identificar quais concepções os estudantes tinham a respeito da classe dos insetos. A análise dos dados obtidos deu-se através da construção de gráficos e interpretação das justificativas. Observou-se que invertebrados e vertebrados foram citados pelos alunos como pertencentes ao grupo dos insetos, quase sempre associando ao grupo espécies que causam danos á saúde do homem, além da maioria dos participantes não conseguir identificar as relações harmônicas entre o homem e os insetos, ou se estes desempenhavam algum papel importante na natureza. Conclui-se que os educandos apresentam variadas concepções alternativas sobre a classe e quase sempre associadas a fatores negativos, tais percepções configuram um obstáculo para o ensino-aprendizagem do conhecimento cientifico, sendo necessário então identifica-las para um melhor planejar os conteúdos abordados em sala de aula.

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