As concepções alternativas são frutos da aprendizagem individual formada pelas vivencias
do individuo, originando-se através de experiências pessoais, sociocultural e familiar. Ao introduzir
novos conceitos em sala de aula se faz necessário que o profissional da educação procure reconhecer
os conhecimentos prévios apresentados pelos alunos, referente á temática, esses saberes auxiliarão no
momento de planejar e organizar metodologias efetivas para tornar a aprendizagem mais significativa.
O presente trabalho objetiva identificar concepções alternativas que os alunos do ensino fundamental
II apresentam sobre o conteúdo dos insetos, para que sejam desenvolvidas metodologias que
possibilitem a conscientização e conservação. O estudo foi realizado na Escola Estadual José
Fernandes Machados, no qual participaram 32 alunos das turmas de 8°ano. Como proposta
metodológica aplicou-se questionários com a finalidade de identificar quais concepções os estudantes
tinham a respeito da classe dos insetos. A análise dos dados obtidos deu-se através da construção de
gráficos e interpretação das justificativas. Observou-se que invertebrados e vertebrados foram citados
pelos alunos como pertencentes ao grupo dos insetos, quase sempre associando ao grupo espécies que
causam danos á saúde do homem, além da maioria dos participantes não conseguir identificar as
relações harmônicas entre o homem e os insetos, ou se estes desempenhavam algum papel importante
na natureza. Conclui-se que os educandos apresentam variadas concepções alternativas sobre a classe
e quase sempre associadas a fatores negativos, tais percepções configuram um obstáculo para o
ensino-aprendizagem do conhecimento cientifico, sendo necessário então identifica-las para um
melhor planejar os conteúdos abordados em sala de aula.