Ao longo dos anos, muito se discutia em particular sobre a educação de surdos, a língua de sinais, oralismo, recursos tecnológicos e diferentes métodos de ensino utilizados para a educação de surdos. O presente trabalho aborda a necessidade de discussões sobre esse tema, dialogando com alguns autores como Oliveira (2005), Lacerda (2004) e Pereira (2008), analisando também propostas e subsídios oferecidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN. Questionamentos como: “quais as metodologias e os desafios que professor enfrenta para ensinar matemática em turmas com alunos surdos?” serviu de ponto de partida para a realização deste trabalho buscando investigar quais as metodologias e como são desenvolvidas pelo professor no ensino de matemática para alunos surdos, analisando também quais os desafios enfrentados pelo professor nesse processo de ensino aprendizagem. Foram realizadas visitas, observações em uma turma que tenha alunos surdos do ensino médio na EEMLF observando e analisando as metodologias utilizadas pelo professor no processo de ensino aprendizagem dos alunos surdos, a pesquisa ainda está em andamento. Trata-se de um estudo exploratório, que tem como objetivo mostrar uma visão geral e próxima do fenômeno estudado, trazendo reflexões sobre as metodologias utilizadas para o ensino de matemática. Percebe-se que mesmo com o desenvolvimento das discussões sobre a educação dos surdos, ainda há muito que debater sobre quais são e como aplicar metodologias adequadas a serem direcionadas ao ensino de matemática.