Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM ESTUDO SOBRE COMO OS SOFTWARES SÃO EXPLORADOS EM LIVROS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: LIVROS DIDÁTICOS, TDIC, SOFTWARE, PNLD Comunicação Oral (CO) GT 19. Tecnologias e Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49155
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3763
    "inscrito_id" => 9049
    "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE COMO OS SOFTWARES SÃO EXPLORADOS EM LIVROS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "No âmbito escolar, quanto ao uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), ainda é relativamente poucos os professores que conseguem utilizar estes recursos com facilidade. Observando alguns livros didáticos, notamos a necessidade de uma investigação sobre como estes recursos, que são uns dos principais meios de informação e conteúdo para professores e alunos, abordam o uso das TDIC. Assim, este artigo tem por objetivo investigar como os livros didáticos de Matemática do Ensino Médio aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD 2016) abordam o uso de softwares. Foram analisadas cinco coleções adotadas em escolas públicas da cidade de Areia – PB, observando-se de que forma elas contemplam em suas atividades, conteúdos e materiais complementares o uso de softwares. A análise revelou que, apesar de existirem muitos recursos digitais a serem explorados em situações de aprendizagem dentro e fora da sala de aula, os livros didáticos ainda não trazem seu uso de maneira significativa. Dos livros analisados, apenas um contempla uma seção específica para o uso de softwares educativos e os demais, apenas mencionam as tecnologias e propõem seu uso de maneira superficial, sem um aprofundamento que instigue os alunos a refletirem o conteúdo estudado. Por fim, concluímos que as propostas de utilização das TDIC nos livros didáticos ainda são relativamente poucas e que há uma grande necessidade de novas abordagens que contemplem o uso de diferentes recursos digitais, que motivem e provoquem nos alunos o desejo de aprender matemática e outros componentes curriculares"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "LIVROS DIDÁTICOS, TDIC, SOFTWARE, PNLD"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID9049_17092018000015.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANO GOMES SOARES"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANO SOARES"
    "autor_email" => "lgs.007@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49155
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3763
    "inscrito_id" => 9049
    "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE COMO OS SOFTWARES SÃO EXPLORADOS EM LIVROS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "No âmbito escolar, quanto ao uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), ainda é relativamente poucos os professores que conseguem utilizar estes recursos com facilidade. Observando alguns livros didáticos, notamos a necessidade de uma investigação sobre como estes recursos, que são uns dos principais meios de informação e conteúdo para professores e alunos, abordam o uso das TDIC. Assim, este artigo tem por objetivo investigar como os livros didáticos de Matemática do Ensino Médio aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD 2016) abordam o uso de softwares. Foram analisadas cinco coleções adotadas em escolas públicas da cidade de Areia – PB, observando-se de que forma elas contemplam em suas atividades, conteúdos e materiais complementares o uso de softwares. A análise revelou que, apesar de existirem muitos recursos digitais a serem explorados em situações de aprendizagem dentro e fora da sala de aula, os livros didáticos ainda não trazem seu uso de maneira significativa. Dos livros analisados, apenas um contempla uma seção específica para o uso de softwares educativos e os demais, apenas mencionam as tecnologias e propõem seu uso de maneira superficial, sem um aprofundamento que instigue os alunos a refletirem o conteúdo estudado. Por fim, concluímos que as propostas de utilização das TDIC nos livros didáticos ainda são relativamente poucas e que há uma grande necessidade de novas abordagens que contemplem o uso de diferentes recursos digitais, que motivem e provoquem nos alunos o desejo de aprender matemática e outros componentes curriculares"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "LIVROS DIDÁTICOS, TDIC, SOFTWARE, PNLD"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID9049_17092018000015.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANO GOMES SOARES"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANO SOARES"
    "autor_email" => "lgs.007@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

No âmbito escolar, quanto ao uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), ainda é relativamente poucos os professores que conseguem utilizar estes recursos com facilidade. Observando alguns livros didáticos, notamos a necessidade de uma investigação sobre como estes recursos, que são uns dos principais meios de informação e conteúdo para professores e alunos, abordam o uso das TDIC. Assim, este artigo tem por objetivo investigar como os livros didáticos de Matemática do Ensino Médio aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD 2016) abordam o uso de softwares. Foram analisadas cinco coleções adotadas em escolas públicas da cidade de Areia – PB, observando-se de que forma elas contemplam em suas atividades, conteúdos e materiais complementares o uso de softwares. A análise revelou que, apesar de existirem muitos recursos digitais a serem explorados em situações de aprendizagem dentro e fora da sala de aula, os livros didáticos ainda não trazem seu uso de maneira significativa. Dos livros analisados, apenas um contempla uma seção específica para o uso de softwares educativos e os demais, apenas mencionam as tecnologias e propõem seu uso de maneira superficial, sem um aprofundamento que instigue os alunos a refletirem o conteúdo estudado. Por fim, concluímos que as propostas de utilização das TDIC nos livros didáticos ainda são relativamente poucas e que há uma grande necessidade de novas abordagens que contemplem o uso de diferentes recursos digitais, que motivem e provoquem nos alunos o desejo de aprender matemática e outros componentes curriculares

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.