O USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS COMO FERRAMENTAS FACILITADORAS DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE BOTÂNICA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48345 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2731 "inscrito_id" => 3347 "titulo" => "O USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS COMO FERRAMENTAS FACILITADORAS DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE BOTÂNICA" "resumo" => "O ensino de Botânica é marcado por diversos entraves, como a falta de interesse por parte dos alunos e as dificuldades enfrentadas pelos docentes em desenvolver práticas educativas que aproxime o conteúdo a realidade do aluno. O uso de metodologias alternativas tem sido uma ferramenta de grande importância, pois é uma maneira de despertar o interesse do discente além de facilitar a aquisição de conhecimento e a relação professor-aluno. Diante desse contexto, a utilização de aulas práticas contribui para um melhor entendimento da importância que os vegetais exercem na natureza, assim como para o cotidiano de vida das pessoas. Com base nestas atribuições, esse estudo teve por objetivo aplicar uma didática alternativa visando o aprimoramento no processo de ensino-aprendizagem em relação ao conteúdo “Órgãos vegetativos das plantas”. A pesquisa foi realizada na Erem Emiliano Pereira Borges, localizada no município de Ferreiros-PE, com alunos do 2º ano B do ensino médio. Inicialmente foi aplicado um questionário para avaliação do conhecimento prévio, em seguida, foi ministrada uma aula teórico-prática, logo após uma atividade em grupo, e por fim aplicarmos um segundo questionário para avaliar o nível de aprendizagem após a metodologia desenvolvida. Com os resultados obtidos, observamos que parte dos alunos continha um conhecimento adequado sobre o assunto, no entanto ficou evidente que após a intervenção prática realizada na sala ocorreu nítida evolução no número de acertos. Nesse sentido, constatamos a importância de trabalhar aulas práticas associadas ao conteúdo teórico de botânica, para que seja promovida uma aprendizagem mais significativa, com maior envolvimento e interesse dos estudantes em assimilar o assunto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE BOTÂNICA, AULAS PRÁTICAS, ÓRGÃOS VEGETATIVOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID3347_10092018163006.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IARA VITÓRIA DE OLIVEIRA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "IARA ARAÚJO" "autor_email" => "iaraexclusiva@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48345 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2731 "inscrito_id" => 3347 "titulo" => "O USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS COMO FERRAMENTAS FACILITADORAS DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE BOTÂNICA" "resumo" => "O ensino de Botânica é marcado por diversos entraves, como a falta de interesse por parte dos alunos e as dificuldades enfrentadas pelos docentes em desenvolver práticas educativas que aproxime o conteúdo a realidade do aluno. O uso de metodologias alternativas tem sido uma ferramenta de grande importância, pois é uma maneira de despertar o interesse do discente além de facilitar a aquisição de conhecimento e a relação professor-aluno. Diante desse contexto, a utilização de aulas práticas contribui para um melhor entendimento da importância que os vegetais exercem na natureza, assim como para o cotidiano de vida das pessoas. Com base nestas atribuições, esse estudo teve por objetivo aplicar uma didática alternativa visando o aprimoramento no processo de ensino-aprendizagem em relação ao conteúdo “Órgãos vegetativos das plantas”. A pesquisa foi realizada na Erem Emiliano Pereira Borges, localizada no município de Ferreiros-PE, com alunos do 2º ano B do ensino médio. Inicialmente foi aplicado um questionário para avaliação do conhecimento prévio, em seguida, foi ministrada uma aula teórico-prática, logo após uma atividade em grupo, e por fim aplicarmos um segundo questionário para avaliar o nível de aprendizagem após a metodologia desenvolvida. Com os resultados obtidos, observamos que parte dos alunos continha um conhecimento adequado sobre o assunto, no entanto ficou evidente que após a intervenção prática realizada na sala ocorreu nítida evolução no número de acertos. Nesse sentido, constatamos a importância de trabalhar aulas práticas associadas ao conteúdo teórico de botânica, para que seja promovida uma aprendizagem mais significativa, com maior envolvimento e interesse dos estudantes em assimilar o assunto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE BOTÂNICA, AULAS PRÁTICAS, ÓRGÃOS VEGETATIVOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID3347_10092018163006.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IARA VITÓRIA DE OLIVEIRA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "IARA ARAÚJO" "autor_email" => "iaraexclusiva@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }