Este artigo visa compreender a síndrome denominada como Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou simplesmente autismo, pautando-se em pesquisas e estudos da área da Educação Matemática, com a finalidade de entender o ensino de matemática para alunos autistas contribuindo para o debate na perspectiva da educação inclusiva. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico cujas fontes de pesquisa utilizadas foram livros e artigos científicos atuais e antigos. Partimos da premissa de que quanto mais cedo o diagnóstico for feito, os alunos terão um melhor desenvolvimento na escola e consequentemente na aprendizagem da matemática. O autismo ainda é pouco estudado, diagnosticado tardiamente aqui no Brasil, entre cinco e sete anos de idade, quando deveria ser diagnosticado precocemente nos primeiros três anos de vida da criança, período em que o autismo se instala, ampliando as chances para o desenvolvimento da aprendizagem. Desta forma, este artigo justifica-se por perceber que, mesmo que o campo da Educação Matemática tenha avançado em pesquisas sobre o autismo, ainda existem lacunas na qualidade do ensino de matemática para esses alunos.