O presente artigo tem o objetivo de apresentar um projeto didático pedagógico da área de
Natureza e sociedade, bem como os resultados obtidos com alunos do grupo de cinco anos, do Centro
Municipal de Educação Infantil Carlos Marinho Falcão, trazendo a contribuição de seus familiares. O
projeto teve como temática as brincadeiras vividas em outros tempos por adultos do convívio destes
alunos e foi intitulado de “Fui criança e brinquei de:” .Nesse estudo optou-se por incluir na
aprendizagem das crianças, não somente os conteúdos escolares mas também as experiências vividas
durante a infância por aqueles que fazem parte do convívio desses alunos, seja familiar, como pais e
mães, avós, tios ou da comunidade escolar como professores e alguns funcionários da escola mantendo
viva as manifestações culturais de outros tempos. Lançou mãos da metodologia qualitativa, mais
precisamente da pesquisa de campo baseados nos estudos de Macedo (2000). Nos resultados e
discussões aponta-se a importância da família na contextualização das atividades propostas pelo CMEI
no sentido de socialização e valorização das brincadeiras no aprendizado infantil. Nas considerações
nota-se que as experiências vivenciadas podem-se fazer relação das brincadeiras de ontem e de hoje e
as crianças perceberam que muitas delas utilizadas por eles hoje, também eram usadas pelos seus pais,
avós e tios no passado.