Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS NAS PROPOSTAS DE APRENDIZAGEM ESCOLAR DO CMEI CARLOS MARINHO FALCÃO EM FEIRA DE SANTANA-BA

Palavra-chaves: BRINCADEIRAS, FAMÍLIA, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 09. Educação Infantil
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      projeto teve como temática as brincadeiras vividas em outros tempos por adultos do convívio destes\r\n
      alunos e foi intitulado de “Fui criança e brinquei de:” .Nesse estudo optou-se por incluir na\r\n
      aprendizagem das crianças, não somente os conteúdos escolares mas também as experiências vividas\r\n
      durante a infância por aqueles que fazem parte do convívio desses alunos, seja familiar, como pais e\r\n
      mães, avós, tios ou da comunidade escolar como professores e alguns funcionários da escola mantendo\r\n
      viva as manifestações culturais de outros tempos. Lançou mãos da metodologia qualitativa, mais\r\n
      precisamente da pesquisa de campo baseados nos estudos de Macedo (2000). Nos resultados e\r\n
      discussões aponta-se a importância da família na contextualização das atividades propostas pelo CMEI\r\n
      no sentido de socialização e valorização das brincadeiras no aprendizado infantil. Nas considerações\r\n
      nota-se que as experiências vivenciadas podem-se fazer relação das brincadeiras de ontem e de hoje e\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de apresentar um projeto didático pedagógico da área de Natureza e sociedade, bem como os resultados obtidos com alunos do grupo de cinco anos, do Centro Municipal de Educação Infantil Carlos Marinho Falcão, trazendo a contribuição de seus familiares. O projeto teve como temática as brincadeiras vividas em outros tempos por adultos do convívio destes alunos e foi intitulado de “Fui criança e brinquei de:” .Nesse estudo optou-se por incluir na aprendizagem das crianças, não somente os conteúdos escolares mas também as experiências vividas durante a infância por aqueles que fazem parte do convívio desses alunos, seja familiar, como pais e mães, avós, tios ou da comunidade escolar como professores e alguns funcionários da escola mantendo viva as manifestações culturais de outros tempos. Lançou mãos da metodologia qualitativa, mais precisamente da pesquisa de campo baseados nos estudos de Macedo (2000). Nos resultados e discussões aponta-se a importância da família na contextualização das atividades propostas pelo CMEI no sentido de socialização e valorização das brincadeiras no aprendizado infantil. Nas considerações nota-se que as experiências vivenciadas podem-se fazer relação das brincadeiras de ontem e de hoje e as crianças perceberam que muitas delas utilizadas por eles hoje, também eram usadas pelos seus pais, avós e tios no passado.

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