O ensino de química comumente enfrenta dificuldades devido ao enfoque predominantemente tradicional assumido por muitos professores, que se constitui como uma perspectiva unidirecional, caracterizando-se pela conservação e reprodução de aspectos que pouco suscitam a empatia dos estudantes pelo campo científico. A apresentação de conteúdos químicos de forma descontextualizada, estática e sem diálogo com outras disciplinas impossibilita que o aluno perceba a relação dos conteúdos estudados com o seu cotidiano ou ainda com outros contextos, acarretando na falta de interesse do jovem pela química. No sentido de superar este cenário, o empreendimento de relações entre a química e a história, em particular a história do Brasil colonial, pode ser realizado, a fim de apresentar aos estudantes articulações pouco realizadas nas escolas. Uma abordagem interdisciplinar, envolvendo estes dois campos do conhecimento, torna-se viável ao se considerar a riqueza de produtos naturais presente em nosso país e conhecidos pelos indígenas e que também favoreceu o estabelecimento de povos europeus nesta região. Desta forma, o presente trabalho procura investigar a contribuição de uma abordagem interdisciplinar entre Química e História no ensino de “Funções Orgânicas”, considerando substâncias e processos químicos no Brasil Colônia. Espera-se, com este trabalho, contribuir para a compreensão do conteúdo químico por parte dos estudantes, propiciando aos mesmos condições para que percebam e vivenciem uma alternativa no ensino de química no campo escolar.