O texto relata uma experiência de alfabetização matemática empregando gêneros textuais com alunos do 1ª ano do ensino fundamental, no âmbito do estágio supervisionado IV do Curso de Pedagogia no ensino fundamental em classes de 1º ao 5º ano de uma escola pública em Maceió-AL, realizado em 2018. Indagou-se como promover a alfabetização matemática de crianças dos anos iniciais por meio de gêneros textuais presentes no cotidiano. Nas intervenções metodológicas empregou-se os gêneros textuais contos e parlendas do qual surgiram como estratégias para ensinar códigos matemáticos aos alunos, visando aproximá-los das operações matemáticas, da leitura de informações de número e quantidade e conceitos de dezena, destacando a linguagem matemática como parte do seu universo sociocultural e caminho propício ao letramento. Entendemos que tal linguagem pode ser assimilada de modo integrado a outras áreas do saber, partindo de textos reais e acessíveis aos alunos, que fazem do seu cotidiano, potencializando assim um aprendizado mais amplo e significativo.