Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESENHOS INFANTIS NAS PESQUISAS COM CRIANÇAS

Palavra-chaves: DESENHOS;, CRIANÇAS;, SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA. Comunicação Oral (CO) GT 09. Educação Infantil
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48466
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3382
    "inscrito_id" => 10736
    "titulo" => "OS DESENHOS INFANTIS NAS PESQUISAS COM CRIANÇAS"
    "resumo" => "Este texto visa discutir sobre os desenhos nas pesquisas envolvendo crianças, na perspectiva da Sociologia da Infância. A metodologia utilizada constituiu-se de uma pesquisa bibliográfica, que traz uma breve historicidade do desenho, bem como os teóricos que desenvolveram pesquisas sobre esta temática até abordarmos os desenhos no olhar da Sociologia da Infância, tendo como referência os estudos discutidos nas disciplinas: “Educação em Ciência e Infância no contexto Amazônico” e “Pesquisa com crianças em Educação e Ciências na Amazônia” do Programa de Pós-graduação do Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Diante dos textos discutidos em tais disciplinas refletimos a importância de compreender as crianças como sujeitos ativos e produtoras de conhecimento e culturas, que através do desenho expressam suas opiniões, suas percepções, representações do mundo que as cercam. Neste contexto consideramos os desenhos infantis como uma importante fonte de pesquisa para termos acesso ao universo infantil, permitindo-nos ampliar nosso conhecimento sobre as peculiaridades das crianças e suas infâncias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "DESENHOS;, CRIANÇAS;, SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID10736_13092018223543.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRA NASCIMENTO DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "ALEXANDRA DE ANDRADE"
    "autor_email" => "alexandra_deandrade@hotma"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48466
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3382
    "inscrito_id" => 10736
    "titulo" => "OS DESENHOS INFANTIS NAS PESQUISAS COM CRIANÇAS"
    "resumo" => "Este texto visa discutir sobre os desenhos nas pesquisas envolvendo crianças, na perspectiva da Sociologia da Infância. A metodologia utilizada constituiu-se de uma pesquisa bibliográfica, que traz uma breve historicidade do desenho, bem como os teóricos que desenvolveram pesquisas sobre esta temática até abordarmos os desenhos no olhar da Sociologia da Infância, tendo como referência os estudos discutidos nas disciplinas: “Educação em Ciência e Infância no contexto Amazônico” e “Pesquisa com crianças em Educação e Ciências na Amazônia” do Programa de Pós-graduação do Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Diante dos textos discutidos em tais disciplinas refletimos a importância de compreender as crianças como sujeitos ativos e produtoras de conhecimento e culturas, que através do desenho expressam suas opiniões, suas percepções, representações do mundo que as cercam. Neste contexto consideramos os desenhos infantis como uma importante fonte de pesquisa para termos acesso ao universo infantil, permitindo-nos ampliar nosso conhecimento sobre as peculiaridades das crianças e suas infâncias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "DESENHOS;, CRIANÇAS;, SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID10736_13092018223543.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRA NASCIMENTO DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "ALEXANDRA DE ANDRADE"
    "autor_email" => "alexandra_deandrade@hotma"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este texto visa discutir sobre os desenhos nas pesquisas envolvendo crianças, na perspectiva da Sociologia da Infância. A metodologia utilizada constituiu-se de uma pesquisa bibliográfica, que traz uma breve historicidade do desenho, bem como os teóricos que desenvolveram pesquisas sobre esta temática até abordarmos os desenhos no olhar da Sociologia da Infância, tendo como referência os estudos discutidos nas disciplinas: “Educação em Ciência e Infância no contexto Amazônico” e “Pesquisa com crianças em Educação e Ciências na Amazônia” do Programa de Pós-graduação do Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Diante dos textos discutidos em tais disciplinas refletimos a importância de compreender as crianças como sujeitos ativos e produtoras de conhecimento e culturas, que através do desenho expressam suas opiniões, suas percepções, representações do mundo que as cercam. Neste contexto consideramos os desenhos infantis como uma importante fonte de pesquisa para termos acesso ao universo infantil, permitindo-nos ampliar nosso conhecimento sobre as peculiaridades das crianças e suas infâncias.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.