O presente artigo traz um relato de experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado na educação infantil, em disciplina do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas que teve como temática O tempo e autonomia e o tempo da criança na Educação Infantil partindo-se da perspectiva de ouvir as crianças e respeitar seus interesses. O estágio foi realizado em uma turma de crianças de dois anos de uma instituição de educação infantil de Arapiraca, Alagoas Objetivou potencializar o desenvolvimento criativo das crianças a partir dos seus reais interesses. Para este artigo almeja-se problematizar questões referentes ao tempo, aos interesses e a construção da autonomia das crianças nos espaços educativos. Como referencial teórico apoiou-se especialmente nas Orientações Curriculares para a Educação Infantil de Maceió (EDUFAL, 2015), Haddad (2012) e em estudos de Hohman e Weikart (2007). A metodologia utilizada foi a observação, análise documental e entrevista. A partir destes instrumentos chegou-se a uma proposta de intervenção a ser realizada com a turma ed crianças. O estágio proporcionou aos discentes conhecer o campo de atuação e relacionar saberes teóricos à vivência do cotidiano da creche e da pré-escola, contribuindo para a efetivação de uma educação infantil que respeite o tempo e a autonomia das crianças. .