Este estudo descreve o desenvolvimento do projeto de robótica educacional, centrado na pesquisa e inovação, e introduzindo o estudo tecnológico da robótica educacional LEGO em uma escola da rede pública. O projeto, em si, justifica-se como relevante no sentido de incentivar o estudo da Física por meio de uma abordagem diferenciada. A motivação na realização desse projeto foi acreditar que o uso da robótica pode despertar no individuo o interesse pelo conhecimento tecnológico e científico e possibilitar aos alunos a participação da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), competição esta que reuni diversas escolas do Nordeste. Este trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Cacilda Almeida, supervisionado pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Pesqueira no habito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O mesmo foi dividido em quatro etapas, a primeira constituiu-se de um treinamento envolvendo conceitos da robótica aos discentes da Licenciatura em Física, e as demais foram vivenciadas na escola pública, onde a segunda e terceira etapa, ocorreram respectivamente, treinamento e competição envolvendo alunos da unidade estadual com foco na participação destes na OBR, e a última etapa tratou de introduzir conceitos mais avançados de robótica. Ai fim do projeto notou-se a importância da robótica como elemento inovador, motivador e estimulante nas aulas de Física. Inúmeros conceitos técnicos científicos estarão sedimentados ao longo da vida dos discentes neste caso, incentivamos os alunos a serem capazes de interagir na construção efetiva do conhecimento e na aquisição de novos valores e experiências.