DEZ ANOS DO SAEPE: O QUE DIZEM OS RESULTADOS EM RELAÇÃO AO DESEMPENHO, EM MATEMÁTICA, DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ MARIANO?
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46949 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2790 "inscrito_id" => 4519 "titulo" => "DEZ ANOS DO SAEPE: O QUE DIZEM OS RESULTADOS EM RELAÇÃO AO DESEMPENHO, EM MATEMÁTICA, DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ MARIANO?" "resumo" => "A qualidade da educação é um fenômeno complexo, abrangente e que envolve dimensões extra e intraescolares, cuja melhoria deve ser avaliada pelo Estado. Isso pode ser feito medindo-se a proficiência dos alunos em avaliações externas. Foi com esse intuito que o Governo do Estado de Pernambuco criou o Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE). Mas o que dizem os resultados do SAEPE, nos últimos dez anos, em relação ao desempenho, em Matemática, dos alunos do 3º ano do Ensino Médio? Esta pesquisa, de caráter quantitativo-descritivo, teve por objetivo analisar os resultados do SAEPE, em Matemática, das turmas do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual José Mariano, para compreender o que a avaliação externa estava indicando, juntamente com os dados obtidos pela aplicação de um simulado e de entrevistas com alunos. Os resultados mostraram que os alunos tinham dificuldades em dez descritores da matriz de referência do SAEPE, que apontam para quatro cenários: (a) equações ou funções do 1º grau e progressões aritméticas; (b) polinômios e funções polinomiais; (c) perímetro de figuras planas e a área total e/ou volume de um sólido; (d) funções trigonométricas e suas propriedades. Esse perfil foi observado tanto através dos resultados do SAEPE como pelo simulado aplicado. Os alunos relataram que tinham dificuldade em administrar o tempo para realizar a avaliação externa e muitos não estavam interessados em participar desse processo. Outros se sentiam desmotivados ou desestimulados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, SAEPE, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA13_ID4519_10092018172659.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TIAGO LOPES DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "TIAGO LOPES" "autor_email" => "tlopesaraujo@gmail.com" "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46949 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2790 "inscrito_id" => 4519 "titulo" => "DEZ ANOS DO SAEPE: O QUE DIZEM OS RESULTADOS EM RELAÇÃO AO DESEMPENHO, EM MATEMÁTICA, DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ MARIANO?" "resumo" => "A qualidade da educação é um fenômeno complexo, abrangente e que envolve dimensões extra e intraescolares, cuja melhoria deve ser avaliada pelo Estado. Isso pode ser feito medindo-se a proficiência dos alunos em avaliações externas. Foi com esse intuito que o Governo do Estado de Pernambuco criou o Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE). Mas o que dizem os resultados do SAEPE, nos últimos dez anos, em relação ao desempenho, em Matemática, dos alunos do 3º ano do Ensino Médio? Esta pesquisa, de caráter quantitativo-descritivo, teve por objetivo analisar os resultados do SAEPE, em Matemática, das turmas do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual José Mariano, para compreender o que a avaliação externa estava indicando, juntamente com os dados obtidos pela aplicação de um simulado e de entrevistas com alunos. Os resultados mostraram que os alunos tinham dificuldades em dez descritores da matriz de referência do SAEPE, que apontam para quatro cenários: (a) equações ou funções do 1º grau e progressões aritméticas; (b) polinômios e funções polinomiais; (c) perímetro de figuras planas e a área total e/ou volume de um sólido; (d) funções trigonométricas e suas propriedades. Esse perfil foi observado tanto através dos resultados do SAEPE como pelo simulado aplicado. Os alunos relataram que tinham dificuldade em administrar o tempo para realizar a avaliação externa e muitos não estavam interessados em participar desse processo. Outros se sentiam desmotivados ou desestimulados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, SAEPE, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA13_ID4519_10092018172659.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TIAGO LOPES DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "TIAGO LOPES" "autor_email" => "tlopesaraujo@gmail.com" "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }