Este trabalho traz um recorte de uma pesquisa sobre a expansão dialógica dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos por meio das perguntas nos livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental, aprovados pelo PNLD 2014. Objetiva investigar e categorizar as perguntas presentes nos livros didáticos baseando-se na tipologia de perguntas de compreensão elaboradas por Marcuschi (2008), buscando identificar se elas possibilitam ao estudante da EJA o desenvolvimento do pensamento crítico e a expansão dialógica do conhecimento. O objeto desta análise são as perguntas dos 5 primeiros textos do capítulo 1 da unidade 1 intitulada “Diferentes falares e versos”, da edição correspondente ao 6º ano, da coleção EJA Moderna (editora Moderna, dos autores Claudemir Donizeti de Andrade; Cláudia Graziano Paes de Barros; Marina Sandron Lupinetti, Daniela Cristina Pinheiro Cohen e Milena Moretto). Até o momento, encontramos em menor número perguntas que auxiliam o educando na compreensão/interpretação textual, que exigem respostas que não estão centradas no texto e que proporcionam o raciocínio crítico. Percebemos uma predominância de perguntas que não exigem uma reflexão crítica do aluno. Logo, as perguntas dessa coleção didática não estão auxiliando o estudante da EJA no desenvolvimento do pensamento crítico e na expansão dialógica do conhecimento.