A INTEGRAÇÃO DOS CONCEITOS DA GEOGRAFIA COM OS CONTEÚDOS DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM COMÉRCIO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45989 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4724 "inscrito_id" => 11224 "titulo" => "A INTEGRAÇÃO DOS CONCEITOS DA GEOGRAFIA COM OS CONTEÚDOS DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM COMÉRCIO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a integração dos conceitos da geografia, particularmente os conceitos de espaço geográfico e paisagem, com os conteúdos específicos do curso técnico de nível médio integrado em comércio na modalidade de educação de jovens e adultos, oferecido pelo Campus Zona Norte do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). A delimitação da temática se deu em função da articulação entre os diversos campos do conhecimento para a formação técnica, humana e integral proposta pelo Projeto político pedagógico do referido instituto. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que busca resgatar, ainda, a história da da Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada aos cursos técnicos ofertados pelo IFRN. Para tanto recorre a autores como Freire (1987), Gadotti (2006) e Friedrich (2010) para discutir sobre a EJA e à Cavalcanti (2007), Holzer (2018) e Schier para discutir os conceitos de Espaço geográfico e paisagem. No tocante a pesquisa documental investiga o Projeto político e pedagógico do IFRN, o Projeto de curso do Curso técnico de nível médio integrado em comércio na modalidade de educação de jovens e adultos e o programa da disciplina de geografia. Os estudos desenvolvidos a partir da referida pesquisa apontam que a construção dos conceitos geográficos a serem vivenciados, conscientemente, em situações cotidianas e em contextos das atividades do Técnico em Comércio, requer dos professores um trabalho interdisciplinar, onde o ensino seja pautado pela partilha, pelo diálogo, pela colaboração." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ESPAÇO GEOGRÁFICO, PAISAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID11224_18092018101253.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IRAN BARROSO" "autor_nome_curto" => "IRAN" "autor_email" => "iranbarroso@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45989 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4724 "inscrito_id" => 11224 "titulo" => "A INTEGRAÇÃO DOS CONCEITOS DA GEOGRAFIA COM OS CONTEÚDOS DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM COMÉRCIO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a integração dos conceitos da geografia, particularmente os conceitos de espaço geográfico e paisagem, com os conteúdos específicos do curso técnico de nível médio integrado em comércio na modalidade de educação de jovens e adultos, oferecido pelo Campus Zona Norte do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). A delimitação da temática se deu em função da articulação entre os diversos campos do conhecimento para a formação técnica, humana e integral proposta pelo Projeto político pedagógico do referido instituto. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que busca resgatar, ainda, a história da da Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada aos cursos técnicos ofertados pelo IFRN. Para tanto recorre a autores como Freire (1987), Gadotti (2006) e Friedrich (2010) para discutir sobre a EJA e à Cavalcanti (2007), Holzer (2018) e Schier para discutir os conceitos de Espaço geográfico e paisagem. No tocante a pesquisa documental investiga o Projeto político e pedagógico do IFRN, o Projeto de curso do Curso técnico de nível médio integrado em comércio na modalidade de educação de jovens e adultos e o programa da disciplina de geografia. Os estudos desenvolvidos a partir da referida pesquisa apontam que a construção dos conceitos geográficos a serem vivenciados, conscientemente, em situações cotidianas e em contextos das atividades do Técnico em Comércio, requer dos professores um trabalho interdisciplinar, onde o ensino seja pautado pela partilha, pelo diálogo, pela colaboração." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ESPAÇO GEOGRÁFICO, PAISAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID11224_18092018101253.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IRAN BARROSO" "autor_nome_curto" => "IRAN" "autor_email" => "iranbarroso@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }