Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INTEGRAÇÃO DOS CONCEITOS DA GEOGRAFIA COM OS CONTEÚDOS DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM COMÉRCIO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ESPAÇO GEOGRÁFICO, PAISAGEM Comunicação Oral (CO) GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45989
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4724
    "inscrito_id" => 11224
    "titulo" => "A INTEGRAÇÃO DOS CONCEITOS DA GEOGRAFIA COM OS CONTEÚDOS DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM COMÉRCIO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a integração dos conceitos da geografia, particularmente os conceitos de espaço geográfico e paisagem, com os conteúdos específicos do curso técnico de nível médio integrado em comércio na modalidade de educação de jovens e adultos, oferecido pelo Campus Zona Norte do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). A delimitação da temática se deu em função da articulação entre os diversos campos do conhecimento para a formação técnica, humana e integral proposta pelo Projeto político pedagógico do referido instituto. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que busca resgatar, ainda, a história da da Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada aos cursos técnicos ofertados pelo IFRN. Para tanto recorre a autores como Freire (1987), Gadotti (2006) e Friedrich (2010) para discutir sobre a EJA e à Cavalcanti (2007), Holzer (2018) e Schier para discutir os conceitos de Espaço geográfico e paisagem. No tocante a pesquisa documental investiga o Projeto político e pedagógico do IFRN, o Projeto de curso do Curso técnico de nível médio integrado em comércio na modalidade de educação de jovens e adultos e o programa da disciplina de geografia. Os estudos desenvolvidos a partir da referida pesquisa apontam que a construção dos conceitos geográficos a serem vivenciados, conscientemente, em situações cotidianas e em contextos das atividades do Técnico em Comércio, requer dos professores um trabalho interdisciplinar, onde o ensino seja pautado pela partilha, pelo diálogo, pela colaboração."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ESPAÇO GEOGRÁFICO, PAISAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID11224_18092018101253.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IRAN BARROSO"
    "autor_nome_curto" => "IRAN"
    "autor_email" => "iranbarroso@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45989
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4724
    "inscrito_id" => 11224
    "titulo" => "A INTEGRAÇÃO DOS CONCEITOS DA GEOGRAFIA COM OS CONTEÚDOS DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM COMÉRCIO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a integração dos conceitos da geografia, particularmente os conceitos de espaço geográfico e paisagem, com os conteúdos específicos do curso técnico de nível médio integrado em comércio na modalidade de educação de jovens e adultos, oferecido pelo Campus Zona Norte do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). A delimitação da temática se deu em função da articulação entre os diversos campos do conhecimento para a formação técnica, humana e integral proposta pelo Projeto político pedagógico do referido instituto. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que busca resgatar, ainda, a história da da Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada aos cursos técnicos ofertados pelo IFRN. Para tanto recorre a autores como Freire (1987), Gadotti (2006) e Friedrich (2010) para discutir sobre a EJA e à Cavalcanti (2007), Holzer (2018) e Schier para discutir os conceitos de Espaço geográfico e paisagem. No tocante a pesquisa documental investiga o Projeto político e pedagógico do IFRN, o Projeto de curso do Curso técnico de nível médio integrado em comércio na modalidade de educação de jovens e adultos e o programa da disciplina de geografia. Os estudos desenvolvidos a partir da referida pesquisa apontam que a construção dos conceitos geográficos a serem vivenciados, conscientemente, em situações cotidianas e em contextos das atividades do Técnico em Comércio, requer dos professores um trabalho interdisciplinar, onde o ensino seja pautado pela partilha, pelo diálogo, pela colaboração."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ESPAÇO GEOGRÁFICO, PAISAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID11224_18092018101253.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IRAN BARROSO"
    "autor_nome_curto" => "IRAN"
    "autor_email" => "iranbarroso@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a integração dos conceitos da geografia, particularmente os conceitos de espaço geográfico e paisagem, com os conteúdos específicos do curso técnico de nível médio integrado em comércio na modalidade de educação de jovens e adultos, oferecido pelo Campus Zona Norte do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). A delimitação da temática se deu em função da articulação entre os diversos campos do conhecimento para a formação técnica, humana e integral proposta pelo Projeto político pedagógico do referido instituto. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que busca resgatar, ainda, a história da da Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada aos cursos técnicos ofertados pelo IFRN. Para tanto recorre a autores como Freire (1987), Gadotti (2006) e Friedrich (2010) para discutir sobre a EJA e à Cavalcanti (2007), Holzer (2018) e Schier para discutir os conceitos de Espaço geográfico e paisagem. No tocante a pesquisa documental investiga o Projeto político e pedagógico do IFRN, o Projeto de curso do Curso técnico de nível médio integrado em comércio na modalidade de educação de jovens e adultos e o programa da disciplina de geografia. Os estudos desenvolvidos a partir da referida pesquisa apontam que a construção dos conceitos geográficos a serem vivenciados, conscientemente, em situações cotidianas e em contextos das atividades do Técnico em Comércio, requer dos professores um trabalho interdisciplinar, onde o ensino seja pautado pela partilha, pelo diálogo, pela colaboração.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.