A realização de projetos no âmbito educacional está associada à busca de solução para problemas objetivos da vida cotidiana e, ao mesmo tempo, se propõe a produzir novos conhecimentos a partir da resolução desses problemas. O objetivo desse trabalho é relatar resultados de longo prazo, oriundos da utilização de metodologia com a abordagem da pedagogia dos projetos, inseridos no estágio supervisionado de licenciandos em Ciências Biológicas. Esse estágio em ensino de ciências ocorreu em Caiçara do Rio do Vento, Rio Grande do Norte. Estudantes deste município, que atuavam na Escola Estadual Dr. Geraldo de Andrade Teixeira, decidiram adotar em suas práticas de estágio elementosda Pedagogia dos Projetos, que dentre outras atividades incluía a arborização da escola. Uma das mudas escolhidas para o plantio foi de pau-brasil (Paubrasilia echinata). A muda foi plantada no dia 21 de setembro de 2004, em alusão ao dia da árvore. Ao longo dos anos a planta foi regada três vezes por semana, fora do período chuvoso; até que em 2016 um servidor da escola passou a regá-la diariamente, além de realizar a poda da mesma. Em fevereiro de 2018 observou-se a primeira floração, seguindo-se a frutificação; e, no mês de abril desse mesmo ano, as vagens já estavam secas e liberando as sementes. Esses eventos biológicos foram vivenciados pela comunidade escolar com um viés pedagógico, visto que os alunos foram convidados a conhecer e observar, em sua fase reprodutiva, a planta que deu nome ao nosso país. O resultado mais importante a ser aqui ressaltado é o registro do intervalo de 13 anos compreendido entre o plantio e a primeira estação reprodutiva desta planta, nas condições do semiárido rigoroso e do solo típico da região.