Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA DE PATOS, PARAÍBA, SOBRE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA

Palavra-chaves: ATITUDE ECOLÓGICA, RESÍDUOS SÓLIDOS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL Comunicação Oral (CO) GT 14. Educação Ambiental
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A cada dia torna-se mais visível e eminente a necessidade da educação ambiental como medidas prudentes e eficazes diante dos problemas ambientais emergentes. Esse trabalho objetivou avaliar o perfil dos discentes de escola pública da cidade de Patos, Paraíba, quanto as suas atitudes ecológicas e conhecimento sobre o seu ambiente e problemáticas socioambientais. A pesquisa foi desenvolvida na Escola E.E.M Monsenhor Manoel Vieira, com 129 alunos do Ensino Médio. A pesquisa foi por meio de um questionário elaborado segundo modelo da Escala de Likert e validado (teste α-Cronbach) com 15 perguntas quanto ao meio ambiente e sustentabilidade na Escola. Os resultados demonstraram a confiabilidade do questionário com alfa de Cronbach satisfatório (0,80). A classificação dos alunos ficou a seguinte: negativa = 44,38%, conflitante = 47,87% e positiva = 7,75%. Os resultados indicam claramente a deficiência dos alunos quanto a uma atitude positiva e como é preocupante o perfil dos alunos em etapa final de escolaridade. Essa pesquisa reúne informações fundamentais na determinação da representação social dos alunos quanto a temas relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade, podendo ser instrumento de informação para direcionar ações pedagógicas sobre Educação Ambiental.

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