Este trabalho tem como objetivo apresentar a relevância da formação continuada do (a) professor (a) de educação de Jovens e adultos para uma prática pedagógica reflexiva. Nesse sentido, vale destacar que na contemporaneidade temos nos deparado com alterações significativas no trabalho pedagógico na modalidade de ensino supracitada, necessitando de emergentes mudanças no papel do (a) professor (a) que atua com Jovens e Adultos. Para tanto, o foco deste estudo é refletir sobre a importância da formação continuada de professores, sendo que a mesma é um direito e um dever, destacando algumas alternativas para que o professor tenha seu reconhecimento como cidadão além da importância de que este profissional seja respeitado em seus direitos; mas que também tenha ações comprometidas com o trabalho educativo de qualidade. Na aplicação do questionário contou-se com a participação de três professoras que atuam neste segmento. Os resultados desta investigação indicam que as formações continuadas são importantes para a docência, porém as escolas deixam muito a desejar nesse quesito, não oferecendo oportunidades para a melhoria de ensino destes profissionais.