O presente trabalho é oriundo de uma experiência pedagógica com leitura de textos poéticos. A escolha do tema deu-se por meio de vivências com alunos em um momento de transição e crescimento do acesso às novas tecnologias de informação e comunicação, pois observou-se que na rotina escolar dos alunos pouco estava incluída a leitura literária de textos impressos e que os mesmos estavam habituados a leitura do universo cibercultural. Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar o papel da poesia na formação do leitor literário num contexto de cibercultura com sarau de poesia na escola, e como objetivos específicos analisar os desafios e as contribuições da poesia à formação do leitor literário. Este estudo situa-se nos princípios teóricos e metodológicos da pesquisa qualitativa, constituindo-se das seguintes etapas: observação, questionário, registro, análise e conclusão. O público alvo foram os alunos do Ensino Médio Integrado de primeiro ano do Instituto Federal do Piauí – campus Uruçuí. Ao final da pesquisa os alunos despertaram o gosto pela leitura de textos literários e desenvolveram habilidades para ler o mundo e compreender criticamente as situações que estão a sua volta.