O trabalho a seguir traz algumas reflexões acerca da literatura associada à matemática, trabalhadas na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa teve como objetivo geral demonstrar a importância da literatura como ferramenta lúdica e eficiente no ensino da matemática, em uma turma do curso de pedagogia da UFPI, e como objetivos específicos verificar o nível de interesse dos discentes pelo assunto e refletir sobre a relevância da interdisciplinaridade na prática docente desses futuros pedagogos. Para isso foi realizado uma aula voltada para o assunto abordado, buscando despertar o interesse desses discentes e envolvê-los na proposta desenvolvida na aula, e aplicado um questionário, buscando entender o posicionamento dos mesmos em relação ao tema abordado. De acordo com os resultados obtidos, percebe-se a importância de se apresentar a literatura para aqueles que estão em formação, mostrando como usá-la na prática docente para que estes inovem em suas metodologias e quebrem os paradigmas reproduzidos por muitos profissionais que já atuam na área e que não buscaram acompanhar os processos de inovação.