Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGO IÔNICO: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DE LIGAÇÕES IÔNICAS.

Palavra-chaves: JOGO, QUÍMICA, LIGAÇÃO IONICA Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47701
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2908
    "inscrito_id" => 2077
    "titulo" => "JOGO IÔNICO: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DE LIGAÇÕES IÔNICAS."
    "resumo" => "O domínio do conteúdo de ligações químicas, dentre elas a ligação iônica, é essencial para entendimento de outros assuntos de química. Porém, ainda há uma grande dificuldade de se trabalhar este tema em sala de aula, fazendo necessário, muitas vezes, recorrer ao uso de diversas ferramentas didáticas, que busquem facilitar o processo de ensino-aprendizagem, uma delas é o uso de jogos. Os jogos didáticos surgem com uma maneira de auxiliar o professor em suas aulas, proporcionando um ambiente lúdico, porém com a responsabilidade de ser educativo também. A partir desta análise, foi elaborado um jogo, intitulado de “Jogo Iônico”, com o objetivo de minimizar as dificuldades apresentadas pelos alunos, buscando proporcionar uma aprendizagem e revisão dos conceitos de ligações iônicas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGO, QUÍMICA, LIGAÇÃO IONICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID2077_10092018195732.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA RAYSA SILVA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "juliana_raysa@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47701
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2908
    "inscrito_id" => 2077
    "titulo" => "JOGO IÔNICO: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DE LIGAÇÕES IÔNICAS."
    "resumo" => "O domínio do conteúdo de ligações químicas, dentre elas a ligação iônica, é essencial para entendimento de outros assuntos de química. Porém, ainda há uma grande dificuldade de se trabalhar este tema em sala de aula, fazendo necessário, muitas vezes, recorrer ao uso de diversas ferramentas didáticas, que busquem facilitar o processo de ensino-aprendizagem, uma delas é o uso de jogos. Os jogos didáticos surgem com uma maneira de auxiliar o professor em suas aulas, proporcionando um ambiente lúdico, porém com a responsabilidade de ser educativo também. A partir desta análise, foi elaborado um jogo, intitulado de “Jogo Iônico”, com o objetivo de minimizar as dificuldades apresentadas pelos alunos, buscando proporcionar uma aprendizagem e revisão dos conceitos de ligações iônicas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGO, QUÍMICA, LIGAÇÃO IONICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID2077_10092018195732.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA RAYSA SILVA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "juliana_raysa@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O domínio do conteúdo de ligações químicas, dentre elas a ligação iônica, é essencial para entendimento de outros assuntos de química. Porém, ainda há uma grande dificuldade de se trabalhar este tema em sala de aula, fazendo necessário, muitas vezes, recorrer ao uso de diversas ferramentas didáticas, que busquem facilitar o processo de ensino-aprendizagem, uma delas é o uso de jogos. Os jogos didáticos surgem com uma maneira de auxiliar o professor em suas aulas, proporcionando um ambiente lúdico, porém com a responsabilidade de ser educativo também. A partir desta análise, foi elaborado um jogo, intitulado de “Jogo Iônico”, com o objetivo de minimizar as dificuldades apresentadas pelos alunos, buscando proporcionar uma aprendizagem e revisão dos conceitos de ligações iônicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.