Busca-se com este estudo compreender a importância da utilização do aplicativo Whatsapp para fins didático-pedagógica auxiliares à ressignificação das identidades locais e territoriais de dezenove estudantes da turma do Terceiro Período da EJAI em uma escola pública estadual de Pariconha/AL permitindo-nos a discussão da categoria geográfica Paisagem a partir das fotografias compartilhadas no aplicativo. Para afirmarmos a importância da experiência didático-pedagógica confluindo para o resgate das identidades discentes nos embasamos em Freire (1967 e 1981), Weffort (1967), e no que concerne ao Ensino de Geografia, em Cavalcanti (1998), Santos (2008). Logo, destacamos que as análises de fotografias e seus respectivos compartilhamentos via WhatsApp são essenciais para que os estudantes da EJAI possam perceber-se no tempo e no espaço como protagonistas ou coadjuvantes de um processo de (re)construção do espaço geográfico vivido, sentido e percebido e apreendam com coerência a essência que move a EJAI: permitir aos estudantes uma visão crítica da realidade que o cerca lhes dotando de responsabilidade por serem sujeitos sócio-históricos protagonistas das próprias vidas.