A química é uma disciplina que precisa de uma metodologia de ensino diferenciada e necessita da desmistificação toda essa compreensão de complexidade que ela tem, necessitando de metodologias participativas e dinâmicas como atividades experimentais, para que deste modo possa se proporcionar uma melhor compressão do conteúdo. Diante disso, objetivou-se a partir de uma intervenção pedagógica propiciar aos estudantes do ensino médio de uma das escolas públicas de Bananeiras-PB, demonstrar que a química é algo que faz parte do dia a dia e da realidade de vida dos alunos. A pesquisa foi realizada no Laboratório de Química (LabQuim) do Campus III, UFPB, com 15 alunos da Escola Normal Estadual Professor Pedro Augusto de Almeida, sendo trabalhado o tema: Reação de saponificação com uma abordagem aprofundada sobre Lipídios. A aula foi dividida em quatro momentos pedagógicos: Pré–intervenção avaliativa, aula experimental, aula teórica e pós-intervenção avaliativa. Os resultados obtidos foram coletados através de uma comparação quantitativa entre o pré e pós-teste. A contextualização e experimentação são ferramentas indispensáveis para o ensino da química, uma metodologia que facilita o processo de aprendizagem dos discentes. Ao analisar individualmente o desempenho dos alunos, observou-se que teve uma melhora considerável nos resultados obtidos. Nesse contexto podemos afirmar que a metodologia aplicada, que foi a junção de uma aula experimental com a aula teórica totalmente contextualizada. Nesse contexto o ensino da química foi eficaz e proveitoso, que proporciona um aprendizado consolidado, através de elementos que constituem a realidade do cidadão.