REAÇÃO DE SAPONIFICAÇÃO: ENSINO DA QUÍMICA CONTEXTUALIZADA E EXPERIMENTAL NO ESTUDO DOS LIPÍDIOS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48833 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3493 "inscrito_id" => 6267 "titulo" => "REAÇÃO DE SAPONIFICAÇÃO: ENSINO DA QUÍMICA CONTEXTUALIZADA E EXPERIMENTAL NO ESTUDO DOS LIPÍDIOS" "resumo" => "A química é uma disciplina que precisa de uma metodologia de ensino diferenciada e necessita da desmistificação toda essa compreensão de complexidade que ela tem, necessitando de metodologias participativas e dinâmicas como atividades experimentais, para que deste modo possa se proporcionar uma melhor compressão do conteúdo. Diante disso, objetivou-se a partir de uma intervenção pedagógica propiciar aos estudantes do ensino médio de uma das escolas públicas de Bananeiras-PB, demonstrar que a química é algo que faz parte do dia a dia e da realidade de vida dos alunos. A pesquisa foi realizada no Laboratório de Química (LabQuim) do Campus III, UFPB, com 15 alunos da Escola Normal Estadual Professor Pedro Augusto de Almeida, sendo trabalhado o tema: Reação de saponificação com uma abordagem aprofundada sobre Lipídios. A aula foi dividida em quatro momentos pedagógicos: Pré–intervenção avaliativa, aula experimental, aula teórica e pós-intervenção avaliativa. Os resultados obtidos foram coletados através de uma comparação quantitativa entre o pré e pós-teste. A contextualização e experimentação são ferramentas indispensáveis para o ensino da química, uma metodologia que facilita o processo de aprendizagem dos discentes. Ao analisar individualmente o desempenho dos alunos, observou-se que teve uma melhora considerável nos resultados obtidos. Nesse contexto podemos afirmar que a metodologia aplicada, que foi a junção de uma aula experimental com a aula teórica totalmente contextualizada. Nesse contexto o ensino da química foi eficaz e proveitoso, que proporciona um aprendizado consolidado, através de elementos que constituem a realidade do cidadão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO, CONTEXTUALIZAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO, LIPÍDIOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID6267_15092018080338.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA JULIA CORDEIRO DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "RENATA CORDEIRO" "autor_email" => "renatajulia1998@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48833 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3493 "inscrito_id" => 6267 "titulo" => "REAÇÃO DE SAPONIFICAÇÃO: ENSINO DA QUÍMICA CONTEXTUALIZADA E EXPERIMENTAL NO ESTUDO DOS LIPÍDIOS" "resumo" => "A química é uma disciplina que precisa de uma metodologia de ensino diferenciada e necessita da desmistificação toda essa compreensão de complexidade que ela tem, necessitando de metodologias participativas e dinâmicas como atividades experimentais, para que deste modo possa se proporcionar uma melhor compressão do conteúdo. Diante disso, objetivou-se a partir de uma intervenção pedagógica propiciar aos estudantes do ensino médio de uma das escolas públicas de Bananeiras-PB, demonstrar que a química é algo que faz parte do dia a dia e da realidade de vida dos alunos. A pesquisa foi realizada no Laboratório de Química (LabQuim) do Campus III, UFPB, com 15 alunos da Escola Normal Estadual Professor Pedro Augusto de Almeida, sendo trabalhado o tema: Reação de saponificação com uma abordagem aprofundada sobre Lipídios. A aula foi dividida em quatro momentos pedagógicos: Pré–intervenção avaliativa, aula experimental, aula teórica e pós-intervenção avaliativa. Os resultados obtidos foram coletados através de uma comparação quantitativa entre o pré e pós-teste. A contextualização e experimentação são ferramentas indispensáveis para o ensino da química, uma metodologia que facilita o processo de aprendizagem dos discentes. Ao analisar individualmente o desempenho dos alunos, observou-se que teve uma melhora considerável nos resultados obtidos. Nesse contexto podemos afirmar que a metodologia aplicada, que foi a junção de uma aula experimental com a aula teórica totalmente contextualizada. Nesse contexto o ensino da química foi eficaz e proveitoso, que proporciona um aprendizado consolidado, através de elementos que constituem a realidade do cidadão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO, CONTEXTUALIZAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO, LIPÍDIOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID6267_15092018080338.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA JULIA CORDEIRO DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "RENATA CORDEIRO" "autor_email" => "renatajulia1998@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }