O presente estudo, sendo resultado de uma pesquisa de Doutorado interinstitucional entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Universidade do Minho/ Portugal, trata de uma pesquisa sobre a implantação do Curso de Segunda Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática, ofertado pelo IFRN através do Plano Nacional de Formação de Professores da Rede Básica (PARFOR). A investigação objetiva identificar e analisar, no contexto do PARFOR, quais as contribuições da oferta desse curso pelo IFRN para a qualidade da formação/profissionalização dos docentes cursistas, tendo, dentre os seus objetivos, traçar um diagnóstico da trajetória da formação docente e a busca pela construção da Identidade profissional. Para isso, adota como metodologia um estudo de caso participativo, desenvolvido no IFRN, Campus Pau dos Ferros, em uma turma de Segunda Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática, envolvendo os gestores, docentes e docentes-estudantes. Os resultados apontam, primeiramente, que as instituições que se propõem a ofertar cursos através do PARFOR – o qual tem em sua gênese uma proposta de formação diferenciada – devem considerar, na elaboração de seus projetos, as histórias de vida pessoal e profissional dos participantes, não podendo desconsiderar, portanto, a gama de experiências trazidas por esses docentes-estudantes, as quais se pretende que sistematizem, integrem e mobilizem os novos conhecimentos, de forma que possam contribuir verdadeiramente para a mudança da sua efetiva prática. Por conseguinte, essa mudança deve ser provocada através de práticas reflexivas que apontem, por sua vez, para a necessidade de agir em diferentes situações e enfrentar possíveis mudanças na sua atuação.