É no engajamento pedagógico do docente, colocando o estudante como centro no percurso acadêmico, que muitos exemplos de práticas exitosas da sala de aula são criadas e podem ser replicadas em situações similares. No intuito de evidenciar práticas didáticas do percurso de ensino, os objetivos do trabalho foram discutir acerca de atividades desenvolvidas e relatadas por discentes ao estudarem conteúdos de Zoologia com posterior divulgação de produções elaboradas, em eventos científicos diversos. Ao longo de dez anos de ensino explorando conteúdos sobre táxons invertebrados no ensino superior, práticas didáticas foram colocadas como pontos de ênfase na construção do saber dos estudantes que participaram da vivência e, do professor, que encorajou, retomou e aperfeiçoou a experiência didática. Com isso, escritas científicas contextualizadas explorando aspectos das metodologias ativas para aprendizagem foram divulgadas como experiências da sala de aula. Os documentos produzidos tem se tornado fontes de conteúdo para motivar os interesses de outros estudantes e de professores envolvidos com a proposta efetivada.