O presente trabalho traz um recorte da monografia intitulada “O uso de materiais didáticos no ensino das operações básicas de matemática com crianças deficientes visuais: como fazer?” teve como objetivo principal analisar o uso de materiais didáticos aplicados ao ensino das quatro operações básicas de Matemática com crianças deficientes visuais que estão matriculadas na rede regular de ensino do município de João Pessoa – Paraíba. A metodologia de desenvolvimento foi de abordagem exploratória, quanto aos objetivos, do tipo pesquisa-ação quanto à aquisição e análise de dados, tendo como principais instrumentos a observação, o diário de campo, a sequência didática e dois questionários semiestruturados. Os sujeitos participantes do estudo foram oito estudantes deficientes visuais matriculados nos 4º e 5° anos do Ensino Fundamental, que são atendidos por uma Instituição filantrópica em convênio com o Governo de Estado da Paraíba que oferta atendimento ao público com deficiência visual. O período da investigação de campo ocorreu entre os meses de maio a outubro de 2017, no qual foram desenvolvidas diversas atividades de matemática que discutiam os principais conceitos que envolveram o eixo Números. Os resultados obtidos ao final da proposta indicaram que todos os estudantes se desenvolveram, levando-se em considerações as limitações físicas e cognitivas de cada um, quando comparados com o estado inicial e final. Todos compreendem e diferenciam as operações básicas graças ao acompanhamento contínuo e individualizado com a utilização de materiais didáticos que foram fundamentais na potencialização do ensino matemático através das relações sociais presentes no processo de ensino e aprendizagem