O presente trabalho tem como objetivo evidenciar a importância de se trabalhar mediante projetos na educação infantil para crianças com necessidades especiais, promovendo assim uma aprendizagem eficaz e procurando identificar se realmente a Escola Francisco Alves Azeredo trabalha projeto na Educação Infantil voltados para essas crianças. A pesquisa torna-se significativa para o meio educacional, por buscar a demonstração do estudo dos projetos como meio que permite a construção de conhecimento, propiciando aos alunos com necessidades especiais uma maneira diferente de estudar os conteúdos. A metodologia foi desenvolvida por meio de uma entrevista aberta e de uma pesquisa bibliográfica, realizada com a utilização de leituras em livros, revistas e artigos científicos, e por um caso específico, abstendo-se da finalidade de apresentar um estudo aprofundado a respeito do tema abordado, fazendo o uso de uma abordagem qualitativa. Com relação aos resultados constatou-se que na escola há a ausência de projetos pedagógicos voltados para crianças com necessidades especiais, o que poderia contribuir e auxiliar de maneira efetiva o ensino e aprendizagem do aluno envolvido no estudo e de outros alunos, além de ser uma forma de conscientizar as famílias sobre leis e direitos de seus filhos. Diante dos resultados da pesquisa, é perceptível que o educando, a instituição escolar e a família não buscam assegurar os seus direitos, tendo em vista que na escola não há profissionais qualificados na área para oferecer todo o suporte que as crianças com necessidades especiais precisam.