O uso das tecnologias tem se tornado indispensável para o processo de ampliação de novas práticas metodológicas dentro ou fora da sala de aula. As mesmas têm contribuindo de forma decisiva para o processo de socialização e aprendizagem no espaço escolar. E, apesar das grandes dificuldades impostas muitas vezes pelas escolas e professores em inserir o uso desses recursos em sala, é necessário que os eles estejam cientes dos benefícios que os mesmos trazem para a sala de aula, entre eles: possibilita uma maior diversidade nas atividades, influenciando assim na troca de conhecimento por meio de hipóteses e questionamentos permitindo assim a construção de novos conhecimentos, a fixação e assimilação dos conteúdos com auxilio dessas ferramentas. O apresenta trabalho traz como sugestão a incorporação de vídeos ilustrativos nas aulas de ciências como recurso complementar com o objetivo de verificar na prática quais as efetivas contribuições da utilização desses recursos mediante ao processo de assimilação e fixação dos conteúdos em uma turma do 3° ano de séries iniciais da Escola de Ensino Fundamental Odilon Pereira Lima, situada no município de Cacimbinhas – AL.