Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO RESPIRANDO CIÊNCIA: O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS POR MEIO DE PRÁTICAS DE CIÊNCIAS E ARTICULAÇÃO DOS SABERES.

Palavra-chaves: CIÊNCIAS, EXPERIÊNCIAS, APRENDIZAGEM, PROJETO Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48780
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2318
    "inscrito_id" => 3966
    "titulo" => "PROJETO RESPIRANDO CIÊNCIA: O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS POR MEIO DE PRÁTICAS DE CIÊNCIAS E ARTICULAÇÃO DOS SABERES."
    "resumo" => "O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental é ensinado, em sua maioria, por pedagogos. Diante disso e pensando na inserção dos estudantes em uma cultura científica, a Escola Barão do Rio Branco realizou diversos estudos e elaborou o Projeto Respirando Ciência. Este projeto visa ensinar ciências por meio de experiências práticas aos estudantes das turmas de 1º ao 4º ano do ensino fundamental. Elaborado por três professores especialistas em biologia e química e assessorados pelos mesmos, o projeto apresenta uma forma lúdica de abordar os temas e fatos científicos. Para dar ludicidade e encantamento ao projeto, os professores especialistas inspiraram-se em cientistas famosos e desenvolveram personagens animados para apresentar o projeto aos estudantes. São eles, o  Fritz Müller, Charles Darwin e Albert Einsten. Esses personagens entram em cena na sala de aula, em vídeos e em seminários. A escolha do tema para as práticas de ciências com a proposta das experiências foram elaboradas a partir do plano de ensino da escola e das habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular para o ensino de ciências. Cada experiência e suas etapas foram articuladas para serem desenvolvidas, observadas, analisadas e avaliadas durante um trimestre. Depois disso, a avaliação do processo leva a considerações e aprimoramentos para o desenvolvimento de novas experiências nos trimestres seguintes. O projeto foi implementado no início de 2018 e concluiu sua primeira etapa. Compreende-se que o ensino de ciências de forma lúdica e prazerosa contribui de forma significativa no processo de ensino de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIAS, EXPERIÊNCIAS, APRENDIZAGEM, PROJETO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID3966_10092018081459.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSEMARI PROBST SOARES"
    "autor_nome_curto" => "ROSEMARI"
    "autor_email" => "rosemari@escolabarao.com."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48780
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2318
    "inscrito_id" => 3966
    "titulo" => "PROJETO RESPIRANDO CIÊNCIA: O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS POR MEIO DE PRÁTICAS DE CIÊNCIAS E ARTICULAÇÃO DOS SABERES."
    "resumo" => "O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental é ensinado, em sua maioria, por pedagogos. Diante disso e pensando na inserção dos estudantes em uma cultura científica, a Escola Barão do Rio Branco realizou diversos estudos e elaborou o Projeto Respirando Ciência. Este projeto visa ensinar ciências por meio de experiências práticas aos estudantes das turmas de 1º ao 4º ano do ensino fundamental. Elaborado por três professores especialistas em biologia e química e assessorados pelos mesmos, o projeto apresenta uma forma lúdica de abordar os temas e fatos científicos. Para dar ludicidade e encantamento ao projeto, os professores especialistas inspiraram-se em cientistas famosos e desenvolveram personagens animados para apresentar o projeto aos estudantes. São eles, o  Fritz Müller, Charles Darwin e Albert Einsten. Esses personagens entram em cena na sala de aula, em vídeos e em seminários. A escolha do tema para as práticas de ciências com a proposta das experiências foram elaboradas a partir do plano de ensino da escola e das habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular para o ensino de ciências. Cada experiência e suas etapas foram articuladas para serem desenvolvidas, observadas, analisadas e avaliadas durante um trimestre. Depois disso, a avaliação do processo leva a considerações e aprimoramentos para o desenvolvimento de novas experiências nos trimestres seguintes. O projeto foi implementado no início de 2018 e concluiu sua primeira etapa. Compreende-se que o ensino de ciências de forma lúdica e prazerosa contribui de forma significativa no processo de ensino de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIAS, EXPERIÊNCIAS, APRENDIZAGEM, PROJETO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID3966_10092018081459.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSEMARI PROBST SOARES"
    "autor_nome_curto" => "ROSEMARI"
    "autor_email" => "rosemari@escolabarao.com."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental é ensinado, em sua maioria, por pedagogos. Diante disso e pensando na inserção dos estudantes em uma cultura científica, a Escola Barão do Rio Branco realizou diversos estudos e elaborou o Projeto Respirando Ciência. Este projeto visa ensinar ciências por meio de experiências práticas aos estudantes das turmas de 1º ao 4º ano do ensino fundamental. Elaborado por três professores especialistas em biologia e química e assessorados pelos mesmos, o projeto apresenta uma forma lúdica de abordar os temas e fatos científicos. Para dar ludicidade e encantamento ao projeto, os professores especialistas inspiraram-se em cientistas famosos e desenvolveram personagens animados para apresentar o projeto aos estudantes. São eles, o Fritz Müller, Charles Darwin e Albert Einsten. Esses personagens entram em cena na sala de aula, em vídeos e em seminários. A escolha do tema para as práticas de ciências com a proposta das experiências foram elaboradas a partir do plano de ensino da escola e das habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular para o ensino de ciências. Cada experiência e suas etapas foram articuladas para serem desenvolvidas, observadas, analisadas e avaliadas durante um trimestre. Depois disso, a avaliação do processo leva a considerações e aprimoramentos para o desenvolvimento de novas experiências nos trimestres seguintes. O projeto foi implementado no início de 2018 e concluiu sua primeira etapa. Compreende-se que o ensino de ciências de forma lúdica e prazerosa contribui de forma significativa no processo de ensino de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.