Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CULTURA MATERIAL E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO MEIO ESCOLAR: PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM TORNO DA ARQUEOLOGIA E HISTÓRIA

Palavra-chaves: ARQUEOLOGIA, HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, CULTURA MATERIAL Comunicação Oral (CO) GT 17. Ensino e suas interseções
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46865
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2850
    "inscrito_id" => 9813
    "titulo" => "CULTURA MATERIAL E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO MEIO ESCOLAR: PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM TORNO DA ARQUEOLOGIA E HISTÓRIA"
    "resumo" => """
      A comunicação pretende apresentar três experiências educacionais permeadas pela aproximação entre a Arqueologia e a História.A arqueologia, enquanto disciplina que usa as coisas materiais como fonte documental, possibilita, no meio escolar, o desenvolvimento de atividades voltadas para a sensibilização de alunos e professores para importância do conhecimento do mundo material e do mundo das imagens, como parte fundamental do processo educativo. O estudo dos objetos como um  vetor na  compreensão  das transformações  da vida do homem ao longo do tempo propicia a vivência de processos investigativos e   contribui para a manutenção da curiosidade infantil inata, como elemento motivador da aprendizagem.\r\n
      Nesse sentido foram elencadas a pesquisa concluída no Mestrado em Arqueologia em 2014, no Museu de Arqueologia e Etnologia, da Universidade de São Paulo; a construção de um museu escolar a partir da experiência com alunos da rede municipal de Santos e a realização de roteiros históricos, para o público escolar, onde as temáticas Arqueologia e Histórica estão presentes.\r\n
      Os temas possuem em comum o trabalho com patrimônio e a necessidade de incorporar no meio escolar a utilização da cultura material como documento, a valorização dos alunos como sujeitos históricos e o uso na cidade como portadora de múltiplas identidades.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "ARQUEOLOGIA, HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, CULTURA MATERIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID9813_10092018184504.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA NEGREIROS CAMPOS"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA"
    "autor_email" => "adrianacampos@santos.sp.g"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SANTOS "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46865
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2850
    "inscrito_id" => 9813
    "titulo" => "CULTURA MATERIAL E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO MEIO ESCOLAR: PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM TORNO DA ARQUEOLOGIA E HISTÓRIA"
    "resumo" => """
      A comunicação pretende apresentar três experiências educacionais permeadas pela aproximação entre a Arqueologia e a História.A arqueologia, enquanto disciplina que usa as coisas materiais como fonte documental, possibilita, no meio escolar, o desenvolvimento de atividades voltadas para a sensibilização de alunos e professores para importância do conhecimento do mundo material e do mundo das imagens, como parte fundamental do processo educativo. O estudo dos objetos como um  vetor na  compreensão  das transformações  da vida do homem ao longo do tempo propicia a vivência de processos investigativos e   contribui para a manutenção da curiosidade infantil inata, como elemento motivador da aprendizagem.\r\n
      Nesse sentido foram elencadas a pesquisa concluída no Mestrado em Arqueologia em 2014, no Museu de Arqueologia e Etnologia, da Universidade de São Paulo; a construção de um museu escolar a partir da experiência com alunos da rede municipal de Santos e a realização de roteiros históricos, para o público escolar, onde as temáticas Arqueologia e Histórica estão presentes.\r\n
      Os temas possuem em comum o trabalho com patrimônio e a necessidade de incorporar no meio escolar a utilização da cultura material como documento, a valorização dos alunos como sujeitos históricos e o uso na cidade como portadora de múltiplas identidades.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "ARQUEOLOGIA, HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, CULTURA MATERIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID9813_10092018184504.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA NEGREIROS CAMPOS"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA"
    "autor_email" => "adrianacampos@santos.sp.g"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SANTOS "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A comunicação pretende apresentar três experiências educacionais permeadas pela aproximação entre a Arqueologia e a História.A arqueologia, enquanto disciplina que usa as coisas materiais como fonte documental, possibilita, no meio escolar, o desenvolvimento de atividades voltadas para a sensibilização de alunos e professores para importância do conhecimento do mundo material e do mundo das imagens, como parte fundamental do processo educativo. O estudo dos objetos como um vetor na compreensão das transformações da vida do homem ao longo do tempo propicia a vivência de processos investigativos e contribui para a manutenção da curiosidade infantil inata, como elemento motivador da aprendizagem. Nesse sentido foram elencadas a pesquisa concluída no Mestrado em Arqueologia em 2014, no Museu de Arqueologia e Etnologia, da Universidade de São Paulo; a construção de um museu escolar a partir da experiência com alunos da rede municipal de Santos e a realização de roteiros históricos, para o público escolar, onde as temáticas Arqueologia e Histórica estão presentes. Os temas possuem em comum o trabalho com patrimônio e a necessidade de incorporar no meio escolar a utilização da cultura material como documento, a valorização dos alunos como sujeitos históricos e o uso na cidade como portadora de múltiplas identidades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.