A comunicação pretende apresentar três experiências educacionais permeadas pela aproximação entre a Arqueologia e a História.A arqueologia, enquanto disciplina que usa as coisas materiais como fonte documental, possibilita, no meio escolar, o desenvolvimento de atividades voltadas para a sensibilização de alunos e professores para importância do conhecimento do mundo material e do mundo das imagens, como parte fundamental do processo educativo. O estudo dos objetos como um vetor na compreensão das transformações da vida do homem ao longo do tempo propicia a vivência de processos investigativos e contribui para a manutenção da curiosidade infantil inata, como elemento motivador da aprendizagem.
Nesse sentido foram elencadas a pesquisa concluída no Mestrado em Arqueologia em 2014, no Museu de Arqueologia e Etnologia, da Universidade de São Paulo; a construção de um museu escolar a partir da experiência com alunos da rede municipal de Santos e a realização de roteiros históricos, para o público escolar, onde as temáticas Arqueologia e Histórica estão presentes.
Os temas possuem em comum o trabalho com patrimônio e a necessidade de incorporar no meio escolar a utilização da cultura material como documento, a valorização dos alunos como sujeitos históricos e o uso na cidade como portadora de múltiplas identidades.