Atendendo a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008, implementada pelo Ministério da Educação, que cita nas Diretrizes dessa Política, cabe aos Sistemas de Ensino, ao organizar a educação especial na perspectiva da educação inclusiva, disponibilizar da função de cuidado (a) para os alunos com necessidades de apoio nas atividades de higiene, alimentação, locomoção, entre outras que exijam auxílio constante no cotidiano escolar. Neste sentido, o Sistema Municipal de Ensino de Campina Grande, concretizou a atuação desse profissional no ano de 2014, quando as crianças e adolescentes, que possuem dependência específica, incluídas em salas regulares nas salas regular passaram a ser atendidas pelo cuidador. O estudo, de cunho qualitativo, apresenta dados de uma pesquisa de campo realizada em escolas municipais contempladas com a atuação do cuidador (a). O objetivo da pesquisa foi analisar as atribuições dos cuidadores (as), verificando a atuação dos mesmos e se esta atende satisfatoriamente as necessidades específicas dos alunos especiais com dependência de forma a contribuir para assegurar o direito de aprendizagem desses alunos.