A grande produção de lixo, especialmente nos centros urbanos, associada a gestão pouco eficiente dos resíduos sólidos, contribui para a intensificação de problemas ambientais. O objetivo desse trabalho foi avaliar o conhecimento de alunos de cursos de graduação de uma instituição particular em Patos, Paraíba sobre os resíduos sólidos e a Educação Ambiental. A metodologia utilizada consistiu na aplicação de questionários a 13 alunos de cursos de graduação em uma instituição particular no semiárido nordestino. Os questionários foram constituídos de questões em Likert e questões discursivas, totalizando sete questões utilizadas para coleta de dados. Foi verificado que 21,4% dos alunos sabe bem pouco sobre a Educação Ambiental e o mesmo percentual também afirmou saber bem pouco sobre os 4Rs (repensar, reduzir, reutilizar, reciclar). Metade dos entrevistados afirmou saber em boa parte sobre o lixo orgânico, entretanto o mesmo percentual disse saber bem pouco sobre o lixo seco. Alguns alunos possuem uma ideia de conceito correta sobre o que é o lixo, embora alguns alunos ainda possuam uma concepção errônea sobre essa definição. A Educação Ambiental presente nos ambientes de formação, especialmente com esses alunos de graduação, pode contribuir para construir ideias mais coerentes e corretas sobre os resíduos sólidos e o lixo, formando cidadãos com o conhecimento mais ampliando sobre as temáticas ambientais em geral e também sobre os resíduos sólidos.