POR UMA PRÁTICA CONTEXTUALIZADA: DA PEDAGOGIA À EDUCAÇÃO BÁSICA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48642 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3464 "inscrito_id" => 8263 "titulo" => "POR UMA PRÁTICA CONTEXTUALIZADA: DA PEDAGOGIA À EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar a importância do estágio curricular supervisionado unindo a teoria com a prática do Curso de Pedagogia com a Educação Básica no ISEPAM. A metodologia utilizada nessa pesquisa qualiquantitativa utilizou alunos do sexto período do Curso de Pedagogia e do terceiro ano do Curso Normal Médio no primeiro semestre de 2018, para a aplicação de contação de histórias através do aplicativo toon doo, na Educação Infantil e nas primeiras séries do Ensino Fundamental I, reduzindo o número de estagiários da Pedagogia que não vivenciavam a prática na sala de aula no campo de estágio, dentre outros resultados como a evolução dos alunos do Curso Normal em sua trajetória educacional. O estágio é uma etapa preparatória para a prática profissional que interliga a teoria e a prática com a inserção do aluno no espaço sócio institucional. Lima (2006) explica que o mundo atual necessita de um novo tipo de profissional, cujos saberes sejam polivalentes e, sobretudo, amplos e sólidos, para corresponder às peculiaridades e ao caráter multifacetado da prática pedagógica. O desafio consiste na formação de profissionais que saibam atuar sobre as demandas cotidianas, analisando-as criticamente de modo a enfrentá-las. Schön (2000) destaca que o desenvolvimento de um ensino prático reflexivo pode somar-se a novas formas de pesquisa sobre a prática e de educação. Libâneo (2014) ressalta que os pedagogos e docentes têm suas atividades mutuamente fecundadas na experiência profissional das questões de ensino e aprendizagem das matérias que se interpenetram." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, ESTÁGIO, FORMAÇÃO PROFISSIONA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID8263_14092018193506.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA SARLO CARNEIRO CHRYSSÓSTOMO" "autor_nome_curto" => "CARLA SARLO CARNEIRO CHRYSSÓST" "autor_email" => "carlasarloc.chrysostomo@h" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48642 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3464 "inscrito_id" => 8263 "titulo" => "POR UMA PRÁTICA CONTEXTUALIZADA: DA PEDAGOGIA À EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar a importância do estágio curricular supervisionado unindo a teoria com a prática do Curso de Pedagogia com a Educação Básica no ISEPAM. A metodologia utilizada nessa pesquisa qualiquantitativa utilizou alunos do sexto período do Curso de Pedagogia e do terceiro ano do Curso Normal Médio no primeiro semestre de 2018, para a aplicação de contação de histórias através do aplicativo toon doo, na Educação Infantil e nas primeiras séries do Ensino Fundamental I, reduzindo o número de estagiários da Pedagogia que não vivenciavam a prática na sala de aula no campo de estágio, dentre outros resultados como a evolução dos alunos do Curso Normal em sua trajetória educacional. O estágio é uma etapa preparatória para a prática profissional que interliga a teoria e a prática com a inserção do aluno no espaço sócio institucional. Lima (2006) explica que o mundo atual necessita de um novo tipo de profissional, cujos saberes sejam polivalentes e, sobretudo, amplos e sólidos, para corresponder às peculiaridades e ao caráter multifacetado da prática pedagógica. O desafio consiste na formação de profissionais que saibam atuar sobre as demandas cotidianas, analisando-as criticamente de modo a enfrentá-las. Schön (2000) destaca que o desenvolvimento de um ensino prático reflexivo pode somar-se a novas formas de pesquisa sobre a prática e de educação. Libâneo (2014) ressalta que os pedagogos e docentes têm suas atividades mutuamente fecundadas na experiência profissional das questões de ensino e aprendizagem das matérias que se interpenetram." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, ESTÁGIO, FORMAÇÃO PROFISSIONA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID8263_14092018193506.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA SARLO CARNEIRO CHRYSSÓSTOMO" "autor_nome_curto" => "CARLA SARLO CARNEIRO CHRYSSÓST" "autor_email" => "carlasarloc.chrysostomo@h" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }