Os alimentos são desperdiçados quando em boas condições fisiológicas, vão para o lixo. Em uma Unidade de Alimentação e Nutrição, o desperdício é sinônimo de falta de qualidade e deve ser evitado a partir de um planejamento adequado, a fim de que não existam excessos de produção e consequentes sobras. O planejamento de cardápios, por exemplo, deve ser realizado por um profissional qualificado, com capacidade para prever o rendimento final de cada alimento, considerando, as preparações mais consumidas e per capita de cada alimento. Este trabalho teve por objetivo avaliar o desperdício de alimentos em uma Unidade de Alimentação e Nutrição de uma Instituição de Ensino em Caxias - MA antes, durante e após campanha de conscientização contra o desperdício de alimentos. Foram coletados dados durante o almoço, no horário de 11h00 as 13h00, nos dias úteis de segunda à sexta. Foi utilizada balança digital Filizola® para verificação do peso das sobras. Todos os cálculos foram realizados de acordo com as fórmulas de Vaz (2006). As campanhas foram realizadas com a participação dos alunos dos cursos de Agroindústria. Dentre as atividades desenvolvidas, pode-se citar a coleta de dados: Controle dos rejeitos resultantes das refeições; Cálculo do resto ingestão; Análise da aceitação das refeições durante a semana, coletando informações junto aos usuários sobre os motivos das sobras e sugestões sobre o cardápio; Análise do percentual de pessoas que poderiam ser alimentadas com o desperdício. Foi elaborado banner em que eram colocados dados do desperdício diário de alimentos. As mesas da UAn foram adesivadas com informativos para sensibilizar os comensais quanto à à importância da redução do desperdício. Também foram elaborados marcadores de mesa com informações sobre o desperdício de alimentos no Brasil e no Mundo. Durante a realização da Campanha Consumo Consciente, as sobras dos alimentos foram pesadas durante cinco dias consecutivos. Foram desperdiçados 115,45 Kg, com uma quantidade média 23,09 g per capita/dia. Após a campanha sobre consumo consciente, foram desperdiçados 638,90 Kg, com uma quantidade média 42,49 g per capita/dia. Os valores encontrados durante a intervenção direta com os comensais demostram que a campanha provocou importante redução nos índices de resto total, resto per capita e percentual de resto ingestão. Dessa forma, campanhas de conscientização que objetivem o combate ao desperdício tornam-se carda vez mais importantes, sendo necessária fazer parte das medidas a serem implementadas e trabalhadas de forma contínua.