Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NOTÍCIAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: DO PASSADO ÀS INOVAÇÕES EDUCACIONAIS DOS SÉCULOS XX E XXI, EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, HISTÓRIA, INOVAÇÃO, QUALIDADE, QUALIDADE Comunicação Oral (CO) GT 03. História da Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47924
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3001
    "inscrito_id" => 8269
    "titulo" => "NOTÍCIAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA:  DO PASSADO ÀS INOVAÇÕES EDUCACIONAIS DOS SÉCULOS XX E XXI, EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE"
    "resumo" => "Este artigo focaliza a historicidade da educação do Brasil até as novidades dos séculos XX e XXI, em busca de uma educação de qualidade. Como ponto de partida para o embasamento teórico, a história da educação foi mostrada de forma reflexiva, revelando motes históricos proeminentes a partir dos padres jesuítas, personagens importantes para a grande iniciação no campo educacional, mesmo que fossem na categoria catequização de índios e filhos de gentis. Reporta-se também, como contraponto, a linguagem pedagógica de hoje, a comparação das mentes feitas por Piaget e a autora deste artigo. Como ponto questionador, cita-se a educação feminina sendo desconsiderada no passado, em contrapartida a atualidade, com considerável mudança nesse aspecto. Mostra, ainda, o fim do poderio dos jesuítas, indicando um novo rumo à educação, da primeira escola, da situação dos professores, e finalmente a esperada reforma do ensino primário, o surgimento das conferências Nacionais de Educação, breve debate reflexivo pela passagem dos 86 anos do manifesto dos Pioneiros da escola Nova até a lição dada pelos índios das seis nações com relação a sua própria educação. Como fonte primaria de querer uma educação de qualidade, mostrar-se-á uma relação de políticas públicas criadas ao longo de alguns anos até os dias atuais, passando pela LDB, PNE, até a BNC.  Foi utilizada a pesquisa bibliográfica, usando o método quantitativo e qualitativo, envolvendo uma amostra de 131 alunos, de duas Escolas Estaduais do Estado do Amazonas para subsidiar a entrada do público feminino na educação nos dias de hoje."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03. História da Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, HISTÓRIA, INOVAÇÃO, QUALIDADE, QUALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA3_ID8269_10092018213108.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SOLANGE DE CARVALHO GUEDES"
    "autor_nome_curto" => "SOLANGE GUEDES"
    "autor_email" => "SOLCGUEDES@GMAIL.COM"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47924
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3001
    "inscrito_id" => 8269
    "titulo" => "NOTÍCIAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA:  DO PASSADO ÀS INOVAÇÕES EDUCACIONAIS DOS SÉCULOS XX E XXI, EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE"
    "resumo" => "Este artigo focaliza a historicidade da educação do Brasil até as novidades dos séculos XX e XXI, em busca de uma educação de qualidade. Como ponto de partida para o embasamento teórico, a história da educação foi mostrada de forma reflexiva, revelando motes históricos proeminentes a partir dos padres jesuítas, personagens importantes para a grande iniciação no campo educacional, mesmo que fossem na categoria catequização de índios e filhos de gentis. Reporta-se também, como contraponto, a linguagem pedagógica de hoje, a comparação das mentes feitas por Piaget e a autora deste artigo. Como ponto questionador, cita-se a educação feminina sendo desconsiderada no passado, em contrapartida a atualidade, com considerável mudança nesse aspecto. Mostra, ainda, o fim do poderio dos jesuítas, indicando um novo rumo à educação, da primeira escola, da situação dos professores, e finalmente a esperada reforma do ensino primário, o surgimento das conferências Nacionais de Educação, breve debate reflexivo pela passagem dos 86 anos do manifesto dos Pioneiros da escola Nova até a lição dada pelos índios das seis nações com relação a sua própria educação. Como fonte primaria de querer uma educação de qualidade, mostrar-se-á uma relação de políticas públicas criadas ao longo de alguns anos até os dias atuais, passando pela LDB, PNE, até a BNC.  Foi utilizada a pesquisa bibliográfica, usando o método quantitativo e qualitativo, envolvendo uma amostra de 131 alunos, de duas Escolas Estaduais do Estado do Amazonas para subsidiar a entrada do público feminino na educação nos dias de hoje."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03. História da Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, HISTÓRIA, INOVAÇÃO, QUALIDADE, QUALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA3_ID8269_10092018213108.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SOLANGE DE CARVALHO GUEDES"
    "autor_nome_curto" => "SOLANGE GUEDES"
    "autor_email" => "SOLCGUEDES@GMAIL.COM"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este artigo focaliza a historicidade da educação do Brasil até as novidades dos séculos XX e XXI, em busca de uma educação de qualidade. Como ponto de partida para o embasamento teórico, a história da educação foi mostrada de forma reflexiva, revelando motes históricos proeminentes a partir dos padres jesuítas, personagens importantes para a grande iniciação no campo educacional, mesmo que fossem na categoria catequização de índios e filhos de gentis. Reporta-se também, como contraponto, a linguagem pedagógica de hoje, a comparação das mentes feitas por Piaget e a autora deste artigo. Como ponto questionador, cita-se a educação feminina sendo desconsiderada no passado, em contrapartida a atualidade, com considerável mudança nesse aspecto. Mostra, ainda, o fim do poderio dos jesuítas, indicando um novo rumo à educação, da primeira escola, da situação dos professores, e finalmente a esperada reforma do ensino primário, o surgimento das conferências Nacionais de Educação, breve debate reflexivo pela passagem dos 86 anos do manifesto dos Pioneiros da escola Nova até a lição dada pelos índios das seis nações com relação a sua própria educação. Como fonte primaria de querer uma educação de qualidade, mostrar-se-á uma relação de políticas públicas criadas ao longo de alguns anos até os dias atuais, passando pela LDB, PNE, até a BNC. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica, usando o método quantitativo e qualitativo, envolvendo uma amostra de 131 alunos, de duas Escolas Estaduais do Estado do Amazonas para subsidiar a entrada do público feminino na educação nos dias de hoje.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Oceania Rodrigues Dutra

    Querida amiga Solange, Isto vem coroar todo o teu esforço, estou muito feliz por contextualizada publicação e contribuição para a educação.

    15/04/2023 08:17:14
  • Jaime Guedes

    Excelente escrita e pesquisa enriquecedora. Parabéns!

    15/04/2023 02:14:06
  • Solange Saraiva

    Quero agradecer aos colegas professores que leram e curtiram o meu artigo. O primeiro, retirado da minha dissertação de mestrado.

    15/04/2023 00:12:19
  • Edson Alves da Silva

    Parabéns pelo trabalho, por mais esta conquista..

    14/04/2023 23:14:07
  • Késia G Ferreira

    Adorei, parabéns pelo belo trabalho!!!

    14/04/2023 22:16:58
  • Késia G Ferreira

    Adorei, parabéns pelo belo trabalho!!!

    14/04/2023 22:16:55
  • Gina Honda

    Gostei muito, parabéns pelo trabalho.

    14/04/2023 21:30:54
  • Kiandro Neves

    Parabéns pela pesquisa!

    14/04/2023 21:14:23
  • Carla Dinelly

    Excelente artigo! Bastante enriquecedor para os educadores que prezam por uma educação de qualidade em nosso país.

    14/04/2023 20:59:33

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.