Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROBLEMAS RECREATIVOS E FACEBOOK: ANALISANDO OS TIPOS E ESTRATÉGIAS DE FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: PROBLEMAS MATEMÁTICOS RECREATIVOS, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, INTERAÇÕES REAIS, INTERAÇÕES VIRTUAIS, INTERAÇÕES VIRTUAIS Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48702
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2307
    "inscrito_id" => 3333
    "titulo" => "PROBLEMAS RECREATIVOS E FACEBOOK: ANALISANDO OS TIPOS E ESTRATÉGIAS DE FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "A formulação e resolução de problemas ainda é uma metodologia pouco usada em sala de aula, porém ela pode proporcionar aos alunos importantes aprendizagens,. Além disso, ao associá-la às TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), especificamente ao Facebook, podem proporcionar ao professor e aos alunos interações fora do contexto usual. Esta pesquisa teve como objetivo apresentar parte de uma pesquisa desenvolvida no âmbito de um Projeto de Iniciação Científica (PIBIC-UEPB/CNPq), da cota 2017/2018, com recortes dos estudos de caso Igor e Vitória sobre os a formulação e resolução de um problema recreativo a partir de um problema recreativo do livro O Homem que Calculava, de Malba Tahan e os tipos e estratégias de formulação e resolução de problemas. A metodologia utilizada foi o estudo de caso interpretativo. Os dados foram coletados a partir de uma entrevista semiestruturada com os futuros professores integrantes dos casos, notas de campo, no Diário de Bordo. Aqui focamos em apresentar duas das categorias analisadas na pesquisa completa. Igor, o futuro professor participante tem um pouco mais de conhecimento acerca da metodologia, porém ainda podemos perceber muitos aspectos da metodologia tradicional em sua ação. Diante disso, conseguiu desenvolver as atividades propostas. Vitória, a outra participante, teve um pouco mais de dificuldade, principalmente no que se refere à resolução, quanto à formulação criou um problema bem estruturado. Tais resultados evidenciam necessidade de abordar a metodologia de formulação e resolução de problemas, desde a formação inicial."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "PROBLEMAS MATEMÁTICOS RECREATIVOS, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, INTERAÇÕES REAIS, INTERAÇÕES VIRTUAIS, INTERAÇÕES VIRTUAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID3333_10092018063155.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELLEN EMANUELE VASCONCELOS ALBINO"
    "autor_nome_curto" => "HELLEN EMANUELE"
    "autor_email" => "hellenemanuele12@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48702
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2307
    "inscrito_id" => 3333
    "titulo" => "PROBLEMAS RECREATIVOS E FACEBOOK: ANALISANDO OS TIPOS E ESTRATÉGIAS DE FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "A formulação e resolução de problemas ainda é uma metodologia pouco usada em sala de aula, porém ela pode proporcionar aos alunos importantes aprendizagens,. Além disso, ao associá-la às TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), especificamente ao Facebook, podem proporcionar ao professor e aos alunos interações fora do contexto usual. Esta pesquisa teve como objetivo apresentar parte de uma pesquisa desenvolvida no âmbito de um Projeto de Iniciação Científica (PIBIC-UEPB/CNPq), da cota 2017/2018, com recortes dos estudos de caso Igor e Vitória sobre os a formulação e resolução de um problema recreativo a partir de um problema recreativo do livro O Homem que Calculava, de Malba Tahan e os tipos e estratégias de formulação e resolução de problemas. A metodologia utilizada foi o estudo de caso interpretativo. Os dados foram coletados a partir de uma entrevista semiestruturada com os futuros professores integrantes dos casos, notas de campo, no Diário de Bordo. Aqui focamos em apresentar duas das categorias analisadas na pesquisa completa. Igor, o futuro professor participante tem um pouco mais de conhecimento acerca da metodologia, porém ainda podemos perceber muitos aspectos da metodologia tradicional em sua ação. Diante disso, conseguiu desenvolver as atividades propostas. Vitória, a outra participante, teve um pouco mais de dificuldade, principalmente no que se refere à resolução, quanto à formulação criou um problema bem estruturado. Tais resultados evidenciam necessidade de abordar a metodologia de formulação e resolução de problemas, desde a formação inicial."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "PROBLEMAS MATEMÁTICOS RECREATIVOS, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, INTERAÇÕES REAIS, INTERAÇÕES VIRTUAIS, INTERAÇÕES VIRTUAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID3333_10092018063155.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELLEN EMANUELE VASCONCELOS ALBINO"
    "autor_nome_curto" => "HELLEN EMANUELE"
    "autor_email" => "hellenemanuele12@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A formulação e resolução de problemas ainda é uma metodologia pouco usada em sala de aula, porém ela pode proporcionar aos alunos importantes aprendizagens,. Além disso, ao associá-la às TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), especificamente ao Facebook, podem proporcionar ao professor e aos alunos interações fora do contexto usual. Esta pesquisa teve como objetivo apresentar parte de uma pesquisa desenvolvida no âmbito de um Projeto de Iniciação Científica (PIBIC-UEPB/CNPq), da cota 2017/2018, com recortes dos estudos de caso Igor e Vitória sobre os a formulação e resolução de um problema recreativo a partir de um problema recreativo do livro O Homem que Calculava, de Malba Tahan e os tipos e estratégias de formulação e resolução de problemas. A metodologia utilizada foi o estudo de caso interpretativo. Os dados foram coletados a partir de uma entrevista semiestruturada com os futuros professores integrantes dos casos, notas de campo, no Diário de Bordo. Aqui focamos em apresentar duas das categorias analisadas na pesquisa completa. Igor, o futuro professor participante tem um pouco mais de conhecimento acerca da metodologia, porém ainda podemos perceber muitos aspectos da metodologia tradicional em sua ação. Diante disso, conseguiu desenvolver as atividades propostas. Vitória, a outra participante, teve um pouco mais de dificuldade, principalmente no que se refere à resolução, quanto à formulação criou um problema bem estruturado. Tais resultados evidenciam necessidade de abordar a metodologia de formulação e resolução de problemas, desde a formação inicial.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.