Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A DOCÊNCIA INCLUSIVA/EXCLUSIVA, NO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO BILÍNGUE DA UFPB,CAMPUS IV.

Palavra-chaves: INCLUSÃO, BAIXA VISÃO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL Comunicação Oral (CO) GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Com o intuito de discorrer sobre o tema inclusão na docência superior de secretariado, surgiu o objeto de estudo deste trabalho, o objetivo de pesquisar sobre o referido tema não com os docentes mas com o aluno deficiente principal beneficiado ou prejudicado com a pratica docente, buscou-se com através de suas respostas analisar a pratica docente inclusiva no curso de Secretariado Executivo Bilíngue do Campus IV da UFPB, investigando quais as principais barreiras, quais as melhorias sugeridas, sua visão de docência inclusiva, como é ser preparada para o mercado profissional de Secretariado sendo deficiente. Este estudo se justifica pela relevância de seu tema para área docente secretarial, pois busca relatar de forma explicativa e avaliativa a pratica docente sob a ótica de uma acadêmica portadora de baixa visão. O texto foi construído por uma base teórica sobre o tema e uma entrevista com a estudante de secretariado. E chegou-se a conclusão que a docência superior está despreparada para inclusão, apesar dos apoios tecnológicos e de monitoria para auxilio deste público, a pratica docente é um processo de trocas de conhecimentos entre indivíduos e está troca só acontece se ambos os lados estiverem cientes e utilizando de todos os meios necessários para efetividade da troca de saber. É necessário adotar práticas docentes diferenciadas para que o estudante com necessidades especiais venha a se sentir de fato incluído. Mais que um transmissor de conteúdos e técnicas ao professor, faz se necessário ter um olhar mais humanizado e empático, buscar na pratica docente inclusiva um estimulo para aderir a novas didáticas ou mesmo se especializar na área. O texto faz uma sondagem na teoria da docência inclusiva a nível superior, explicita a docência secretarial inclusiva/exclusiva na visão da referida aluna na entrevista. Chegando a conclusão que a pratica docente no curso deixa a desejar por não ser inclusiva e não possibilitar ao estudante com Baixa Visão, o mesmo grau de aprendizagem dos demais em sala de aula sendo necessário que ela recorra a outros métodos para fixação do conteúdo e uma melhor aprendizagem, o déficit de aprendizagem em as formação deixara lacunas no desempenho de suas funções enquanto profissional de secretariado.

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