O presente trabalho consiste da reflexão construída na disciplina de Avaliação da Aprendizagem do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste. Ao final da disciplina, construímos um questionário no intuito de identificar as concepções de Avaliação da Aprendizagem a partir da fala de um professor da educação básica. Para tanto, elaboramos um questionário dispondo de cinco questões, o qual foi respondido por um professor do ensino médio que se disponibilizou voluntariamente. Para desenvolver nossas análises laçamos mão dos estudos a partir da perspectiva de Avaliação da Aprendizagem Formativa, a qual tem como objetivo analisar como o aluno aprende e a partir disto buscar trabalhar da melhor maneira possível métodos de ensino que se adequem melhor à realidade na qual os sujeitos presentes no processo de ensino – aprendizagem (professor e aluno) se encontram. A partir das respostas do professor do ensino médio, conseguimos perceber que a concepções de Avaliação da Aprendizagem presente nas suas repostas se aproximavam da perspectiva formativa, uma vez que as práticas avaliativas relatadas não tinham como proposito “resultado final” que o aluno trouxesse, mas buscava-se entender como se dava o processo de aprendizagem dos estudantes ao longo das atividades.