Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO NA INDÚTRIA 4.0: CONTRIBUIÇÕES DA SALA INVERTIDA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL.

Palavra-chaves: INDÚSTRIA 4.0, SALA INVERTIDA, EDUCAÇÃO PERMANENTE Pôster (PO) GT 19. Tecnologias e Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47168
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3983
    "inscrito_id" => 10688
    "titulo" => "EDUCAÇÃO NA INDÚTRIA 4.0: CONTRIBUIÇÕES DA SALA INVERTIDA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL."
    "resumo" => "A sociedade sempre foi dinâmica, e nos últimos anos as conjugações de diferentes conhecimentos técnicos exigem dos profissionais nacionais uma nova abordagem em relação a maneira de lidar com a construção e aprimoramento do conhecimento. Nesse contexto, é fundamental que os profissionais desenvolvam as potencialidades para compreender a complexidade, velocidade da produção de conhecimento e aplicação. Este estudo objetivou descrever a experiência de uma atividade de inovação dos processos de ensino-aprendizagem, pela aplicação das metodologias ativas com sala invertida na Revolução Industrial 4.0 na área de elétrica e instrumentação. A metodologia aplicada foi descritiva exploratório com abordagem quantitativo e qualitativo. A pesquisa está em andamento e pelos resultados obtidos na primeira etapa apontou um déficit nos conceitos dos equipamentos, análise de correção de falha e utilização dos recursos disponíveis para correção. As análises demonstram uma melhora nos aspectos técnicos e comportamentais, em média de 65% para vida profissional. Houve ainda a criação de dez oportunidades relevantes para melhorar a organização e programados novos treinamentos. Observou-se que a técnica pedagógica da sala invertida é uma possível ferramenta educacional para grupos. E que no processo ensino- aprendizagem, os maiores desafios foram: de ordens culturais e educacionais, de tempo disponível e quebra de paradigmas. Foi identificado que o método aplicado foi essencial ao crescimento do trabalhador. A pesquisa permitiu destacar a relevância de estudos voltados ensino aprendizagem numa concepção construtiva, para fora da sala de aula, propondo uma prática contínua no ambiente de trabalho e na sociedade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "INDÚSTRIA 4.0, SALA INVERTIDA, EDUCAÇÃO PERMANENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID10688_17092018155601.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SEBASTIÃO SOARES LYRA NETTO "
    "autor_nome_curto" => "SEBASTIÃO LYRA"
    "autor_email" => "sebastiao.netto@gruppomg."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47168
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3983
    "inscrito_id" => 10688
    "titulo" => "EDUCAÇÃO NA INDÚTRIA 4.0: CONTRIBUIÇÕES DA SALA INVERTIDA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL."
    "resumo" => "A sociedade sempre foi dinâmica, e nos últimos anos as conjugações de diferentes conhecimentos técnicos exigem dos profissionais nacionais uma nova abordagem em relação a maneira de lidar com a construção e aprimoramento do conhecimento. Nesse contexto, é fundamental que os profissionais desenvolvam as potencialidades para compreender a complexidade, velocidade da produção de conhecimento e aplicação. Este estudo objetivou descrever a experiência de uma atividade de inovação dos processos de ensino-aprendizagem, pela aplicação das metodologias ativas com sala invertida na Revolução Industrial 4.0 na área de elétrica e instrumentação. A metodologia aplicada foi descritiva exploratório com abordagem quantitativo e qualitativo. A pesquisa está em andamento e pelos resultados obtidos na primeira etapa apontou um déficit nos conceitos dos equipamentos, análise de correção de falha e utilização dos recursos disponíveis para correção. As análises demonstram uma melhora nos aspectos técnicos e comportamentais, em média de 65% para vida profissional. Houve ainda a criação de dez oportunidades relevantes para melhorar a organização e programados novos treinamentos. Observou-se que a técnica pedagógica da sala invertida é uma possível ferramenta educacional para grupos. E que no processo ensino- aprendizagem, os maiores desafios foram: de ordens culturais e educacionais, de tempo disponível e quebra de paradigmas. Foi identificado que o método aplicado foi essencial ao crescimento do trabalhador. A pesquisa permitiu destacar a relevância de estudos voltados ensino aprendizagem numa concepção construtiva, para fora da sala de aula, propondo uma prática contínua no ambiente de trabalho e na sociedade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "INDÚSTRIA 4.0, SALA INVERTIDA, EDUCAÇÃO PERMANENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID10688_17092018155601.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SEBASTIÃO SOARES LYRA NETTO "
    "autor_nome_curto" => "SEBASTIÃO LYRA"
    "autor_email" => "sebastiao.netto@gruppomg."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A sociedade sempre foi dinâmica, e nos últimos anos as conjugações de diferentes conhecimentos técnicos exigem dos profissionais nacionais uma nova abordagem em relação a maneira de lidar com a construção e aprimoramento do conhecimento. Nesse contexto, é fundamental que os profissionais desenvolvam as potencialidades para compreender a complexidade, velocidade da produção de conhecimento e aplicação. Este estudo objetivou descrever a experiência de uma atividade de inovação dos processos de ensino-aprendizagem, pela aplicação das metodologias ativas com sala invertida na Revolução Industrial 4.0 na área de elétrica e instrumentação. A metodologia aplicada foi descritiva exploratório com abordagem quantitativo e qualitativo. A pesquisa está em andamento e pelos resultados obtidos na primeira etapa apontou um déficit nos conceitos dos equipamentos, análise de correção de falha e utilização dos recursos disponíveis para correção. As análises demonstram uma melhora nos aspectos técnicos e comportamentais, em média de 65% para vida profissional. Houve ainda a criação de dez oportunidades relevantes para melhorar a organização e programados novos treinamentos. Observou-se que a técnica pedagógica da sala invertida é uma possível ferramenta educacional para grupos. E que no processo ensino- aprendizagem, os maiores desafios foram: de ordens culturais e educacionais, de tempo disponível e quebra de paradigmas. Foi identificado que o método aplicado foi essencial ao crescimento do trabalhador. A pesquisa permitiu destacar a relevância de estudos voltados ensino aprendizagem numa concepção construtiva, para fora da sala de aula, propondo uma prática contínua no ambiente de trabalho e na sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.