A sociedade sempre foi dinâmica, e nos últimos anos as conjugações de diferentes conhecimentos técnicos exigem dos profissionais nacionais uma nova abordagem em relação a maneira de lidar com a construção e aprimoramento do conhecimento. Nesse contexto, é fundamental que os profissionais desenvolvam as potencialidades para compreender a complexidade, velocidade da produção de conhecimento e aplicação. Este estudo objetivou descrever a experiência de uma atividade de inovação dos processos de ensino-aprendizagem, pela aplicação das metodologias ativas com sala invertida na Revolução Industrial 4.0 na área de elétrica e instrumentação. A metodologia aplicada foi descritiva exploratório com abordagem quantitativo e qualitativo. A pesquisa está em andamento e pelos resultados obtidos na primeira etapa apontou um déficit nos conceitos dos equipamentos, análise de correção de falha e utilização dos recursos disponíveis para correção. As análises demonstram uma melhora nos aspectos técnicos e comportamentais, em média de 65% para vida profissional. Houve ainda a criação de dez oportunidades relevantes para melhorar a organização e programados novos treinamentos. Observou-se que a técnica pedagógica da sala invertida é uma possível ferramenta educacional para grupos. E que no processo ensino- aprendizagem, os maiores desafios foram: de ordens culturais e educacionais, de tempo disponível e quebra de paradigmas. Foi identificado que o método aplicado foi essencial ao crescimento do trabalhador. A pesquisa permitiu destacar a relevância de estudos voltados ensino aprendizagem numa concepção construtiva, para fora da sala de aula, propondo uma prática contínua no ambiente de trabalho e na sociedade.