Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre a existência do planejamento participativo no âmbito escolar. Assim como fortalecedor da gestão democrática possibilitando o envolvimento dos diferentes segmentos da comunidade escolar no planejamento educacional, ao estabelecer metas e as estratégias, que contemplem as necessidades da instituição no Projeto Político-Pedagógico. O planejamento participativo é um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões para atingir determinados objetivos, contando com a participação de todos os envolvidos. Este tema é de grande relevância para o âmbito escolar e precisa ser repensado na teoria e prática. Para tanto, foi realizada uma pesquisa na Escola Estadual Governador Walfredo Gurgel, utilizando questionário com questões abertas, para verificar se os segmentos da comunidade escolar consideram importante realizar o planejamento participativo da escola. Também foi utilizada uma metodologia empírica com abordagem qualitativa através do estudo de caso e pesquisa bibliográfica fundamentada em autores renomados e que tratam sobre o tema, pretendeu-se abordar o tema do planejamento participativo como um desafio da gestão escolar de qualidade. Com os resultados alcançados, percebeu-se a importância do planejamento participativo na escola, os segmentos da escola tem papel importante no resignificado do planejamento escolar.