O estágio supervisionado é o momento essencial para os estudantes durante os cursos de licenciatura, uma vez que este oferece o primeiro contato do futuro professor com seu campo de atuação, oportunizando ao acadêmico relacionar-se com a docência, enfrentar as dificuldades da sala de aula e conhecer a prática do ensino. Assim o estágio supervisionado apresenta-se como processo que possibilita ao futuro docente desenvolver uma visão crítica a partir da observações e atuação em sala de aula, e fornece uma avaliação própria de sua atuação didática. Diante do vasto campo de pesquisa que é a formação de professores, buscou-se compreender melhor a dinâmica do estágio supervisionado e sua importância na formação docente dos acadêmicos do curso licenciatura em química do IFMA Campus Zé Doca. Adotou-se para tal a pesquisa do tipo exploratória, de abordagem quantitativa. Aplicou-se questionários contendo 6 perguntas objetivas para 50 discentes do 7° e 8º período do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do maranhão IFMA Campus Zé Doca. Os questionados, em maioria concordam com a literatura existente, considerando o estágio um importante componente da formação acadêmica como docente, consideram também como maior dificuldade a estrutura oferecida pela escola que os receberam. Ao final da pesquisa constatou-se que os graduandos do curso de licenciatura em química do IFMA - Campus Zé Doca consideram o estágio um dos processos mais relevantes da formação acadêmica, e durante a prática do estágio aplicam e aperfeiçoam as e metodologias aprendidas ao longo do curso.