SILVA, Daniela Santos Landim. O novo paradigma educacional com vestígio tradicional. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/48177>. Acesso em: 04/11/2024 19:48
Este artigo tem como objetivo geral analisar se dentro do novo paradigma de ensino ainda existe os vestígios do tradicional. Como estratégias, adotou-se uma pesquisa de modo descritivo, em uma escola estadual, aqui chamada de escola A, do munícipio de São Raimundo Nonato, Piauí. Os professores e professoras relatam sua percepção com relação à educação por meio do questionário aplicado. Os resultados dessa investigação, associadas à teoria pertinente possibilitaram os questionamentos acerca da maneira que o ensino se desenvolve dentro das práxis. Entre outros aspectos, a pesquisa apontou que apesar das inúmeras rupturas sofridas na educação brasileira e apesar do surgimento dos novos paradigmas há ainda vestígios do paradigma tradicional, devido a vários fatores dentro do surgimento da educação brasileira, que ainda se encontra em evolução. Na era da globalização o conhecimento se encontra em constante transformação, exigindo assim uma prática dos educadores voltada para o conhecimento dos estudantes e na compreensão da educação como um todo. O mundo de hoje é oferecido grandes facilidades, a tecnologia está presente, tem-se recursos de fácil acesso. Que pode ser usado para mediar o conhecimento desses estudantes.